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29 de janeiro de 2007

Professores participam de obra que discute Educação e Ética

A obra “Educação e Ética: Historicidade, Praxis e Processos Formativos” apresenta uma discussão em torno da emergência da ética, com base em alguns dos desafios que a sociedade moderna apresenta à educação, como a revolução da informática e dos meios de comunicação de massa, novas exigências da cidadania e relações sociais. O livro foi organizado por Neide de Melo Aguiar Silva e Fabio Zoboli, doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia e professor do Curso de Educação Física da Unifebe – Centro Universitário de Brusque.  

“São textos que trazem um pouco da vida e experiência educacional de cada um dos autores que o construíram. As discussões ora apresentadas denotam inquietações sobre o complexo tema da ética, e mais ainda, fazem visualizar esforços para que não se distanciem ética e educação”, descrevem Neide e Fábio.  

O livro tem a participação de três coordenadores de curso da Unifebe, Claudemir Aparecido Lopes, Eliani Aparecida Busnardo Buemo e Márcio Renato Bartel. A obra foi organizada em três partes, na primeira parte procura discutir a interação entre ética, historicidade e condição humana. Neste contexto, o doutor em Filosofia pela Universidade Católica de Paris e Coordenador do Curso de Filosofia da Unifebe, Márcio Renato Bartel, contextualiza a ética de forma histórica e filosófica.  

A segunda parte da obra, com o tema Ética e práxis educacional, tem início com a discussão promovida por Claudemir Aparecido Lopes, mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina, e por Eliani Aparecida Busnardo Buemo, mestre em Educação pela Unicentro/Unicamp, que discutem a aceitação da elaboração humana, dos valores e da cultura orientados por uma educação ética que possibilite o exercício da cidadania consciente e livre. Esta segunda parte tem a participação do vice-presidente da Comissão de Ética do Conselho Federal de Educação Física, João Batista A. G. Tojal, que é Doutor em Motricidade Humana.  

Para concluir, a terceira parte do livro aborda a Ética e os processos formativos. Fabio Zoboli promove uma discussão partindo de uma análise do desporto nas práticas de Educação Física, fazendo relação com os valores políticos que pautam a barbárie do fenômeno esportivo dentro de suas múltiplas relações.  

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