notícias colégio
Notícias
10 de novembro de 2025
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Programação desenvolvida no Colégio UNIFEBE une consumo consciente, idiomas, arte e projeto de vida

Primeira edição da Feira de Intercâmbio de Roupas reuniu turmas da 3.ª série do Ensino Médio

Um projeto interdisciplinar, desenvolvido por estudantes da 3.ª série do Ensino Médio do Colégio UNIFEBE, aliou disciplinas como Espanhol, Inglês, Arte e Projeto de Vida com à customização e à troca de peças de roupa. A 1.ª Feira de Intercâmbio de Roupas foi desenvolvida como forma de estimular a reflexão sobre o consumo à produção de peças considerando o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12, relacionado aos padrões sustentáveis de produção e consumo.

Antes da programação, as turmas realizaram pesquisas sobre o tema. Elas foram a base para a produção de infográficos e cartazes. Todo o trabalho foi desenvolvido nos idiomas inglês e espanhol, e também contou com o reaproveitamento de materiais para a produção de peças de upcycling, além de momentos dedicados à promoção de reflexão acerca de valores, desenvolvimento socioemocional, responsabilidade de consumo e sustentabilidade.

Conforme a professora de língua espanhola, Paola Eugênia Perez Cerri Tetzner, as turmas arrecadaram peças de roupa em bom estado, fizeram a customização e, utilizando vales, puderam fazer a troca. O material excedente foi doado para instituição de assistência social.
Na avaliação dela, a pesquisa conseguiu proporcionar pesquisa, engajamento social e criatividade entre os estudantes. A pesquisa também contribuiu para formação crítica e atenta à sustentabilidade.

“Este projeto é muito importante e acompanha um movimento mundial de conscientização sobre a economia circular. Sabemos que a indústria têxtil é uma das que mais poluem, por isso é essencial repensar o consumo massivo da moda rápida, valorizando o produto artesanal e a reutilização”, descreve.

Fortalecimento de vínculos
Conforme o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, a ação está alinhada à conscientização dos estudantes sobre o consumo sustentável e à atuação voltada para a formação integral dos estudantes.

“A iniciativa colaborou com o desenvolvimento de uma vida sustentável, não só ambientalmente falando, mas social e economicamente. O nosso aluno pôde aprender a comprar uma roupa quando necessário, qualquer outro material, quando necessário, não apenas comprar por comprar. Então, essa atividade teve o objetivo de desenvolver a consciência de uma vida sustentável.”

Coordenadora Pedagógica do Colégio, Natália Ribeiro Gums avalia que a atividade repercutiu positivamente entre os estudantes, sendo marcada pelo envolvimento das turmas desde o início da programação.

“Os próprios estudantes ficaram responsáveis pela arrecadação, triagem e montagem do espaço para a troca, demonstrando responsabilidade e cooperação”, descreve. “Acreditamos que a atividade alcançou plenamente seus objetivos: promover valores, fortalecer vínculos e estimular o protagonismo estudantil de maneira leve, criativa e interdisciplinar”.

Para a estudante da turma A da 3.ª série do Ensino Médio, Ana Clara Pirola, a atividade foi educativa e divertida. Ela também destacou a possibilidade de participar da organização da Feira e colaborar com o meio ambiente como um benefício.

”Muita gente trouxe peças em bom estado que não usava mais e acabou levando algo novo para casa. O mais legal é que as roupas que não foram trocadas serão doadas para quem precisa, o que torna o projeto ainda mais solidário e especial. Foi uma atividade diferente, divertida e, acima de tudo, muito consciente”, avalia.

Fotos: Ana Lúcia Fiuza de Carvalho

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Treinamento de fidelização de clientes com ingresso mais barato para acadêmicos da UNIFEBE

Treinamento de fidelização de clientes com ingresso mais barato para acadêmicos da UNIFEBE


09 de outubro de 2013
UNIFEBE apresenta criações de acadêmicos no Desfile das Costureiras e Costureiros

UNIFEBE apresenta criações de acadêmicos no Desfile das Costureiras e Costureiros


06 de junho de 2024
Semana de Administração Unifebe

Semana de Administração Unifebe


06 de setembro de 2005
Skip to content