25 de fevereiro de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Projeto Angels Friends integra calouros e veteranos de Pedagogia

Atividade visa auxiliar os calouros a se adaptarem à rotina acadêmica.

Ao entrar na universidade, o estudante da Graduação se depara com muitas mudanças e responsabilidades. Foi pensando em auxiliá-los nesse processo de adaptação, que o curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) criou o projeto Angels Friends. A atividade tem por objetivo auxiliar o calouro a se inserir no universo acadêmico, por meio da integração entre os novos estudantes e veteranos.

“A forma como o calouro se integra e é acolhido, influencia no seu processo de aprendizagem, na sua percepção da universidade, bem como no andamento e na qualidade do seu curso e até mesmo da sua profissão”, explica a coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann.

A recepção na Graduação foi tão importante para Hellen Andrietti Juncks, que hoje na 3ª fase do curso, é sua vez de retribuir o apoio. “Cada palavra amiga é fundamental nessa fase, pois sabemos como é difícil não conhecer nada do ambiente e nem das pessoas que ali frequentam. Sinto-me especial em conseguir ajudar uma nova amiga nessa fase tão especial”, destaca Hellen.

Além de auxiliar na apresentação dos espaços da universidade, o “amigo anjo” ajuda o calouro, sanando dúvidas sobre trabalhos e bolsas de estudos. É nesse primeiro contato que o aluno cria uma amizade para levar por toda a Graduação.

“Essa atividade é como um incentivo, uma forma de me sentir mais acolhida e bem recepcionada, fazendo com que meu rendimento e até mesmo meu interesse continuem crescendo”, enfatiza a caloura de Pedagogia, Maria Júlia Testoni.

Todos os momentos do projeto são registrados pelos acadêmicos da terceira fase, em forma de portfólio. Para identificar as estudantes participantes, o curso presenteou as veteranas com um botton.

Confira como foi a dinâmica da Alma Gêmea, que deu início ao projeto Angels Friends desse semestre:

Acadêmicos da UNIFEBE desenvolvem plataforma web para o Conselho Municipal de Cultura
Extensão

07 de dezembro de 2021
Inscrições abertas para a Formação Continuada dos professores de Medicina
Formação

Inscrições abertas para a Formação Continuada dos professores de Medicina

16 de outubro de 2020
Trabalho desenvolvido por acadêmicos da UNIFEBE visa auxiliar deficientes visuais a identificar pontos turísticos de Brusque
Inclusão

14 de julho de 2022