notícias colégio
Notícias
08 de julho de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Projeto do Colégio UNIFEBE incentiva a leitura no ensino fundamental por meio da investigação

Atividade buscava desvendar duas histórias, seguindo pistas deixadas por estudantes assistentes na imersão literária

O Segredo da Família Montenegro e O Mistério de Athenas foram as histórias escolhidas para a Investigação Literária, desenvolvida com as turmas de 9.º ano do Ensino Fundamental do Colégio UNIFEBE. A ação visa incentivar a leitura e estimular as interpretações das narrativas trabalhadas em sala de aula, mesclando o enredo da trama literária e as pistas que incentivam.

Com a introdução das histórias e as descrições das personagens, cada grupo recebia um capítulo semanal para desvendar os segredos de cada história. Durante a atividade, um estudante de cada turma, selecionados como auxiliares ou “suspeitos reais”, tornavam a imersão mais complexa, deixando pistas em espaços do colégio, como salas de aula e corredores.

“A cada semana, as turmas eram surpreendidas com uma carta enigmática, uma cena de assassinato, objetos que os personagens da história usariam como símbolos de família ou sociedade oculta, enfim, todo o tipo de pista real para que auxiliasse a compreensão da história ficcional”, descreve a professora de Língua Portuguesa, Elionir Elizamara de Freitas. “As histórias foram criadas por mim, para haver mais suspense nas investigações dos alunos, para saberem o que iria acontecer nos capítulos que seguiam”.

Experiência diferente
Outro diferencial proporcionado pela experiência foi a busca dos grupos para elucidar sua respectiva história apresentadas em slides e cartazes. A atividade foi a primeira do tipo que a estudante Ana Júlia Godoy participou e, na avaliação dela, serviu de estímulo para a leitura devido ao formato adotado.

“Foi uma experiência bem legal e diferente. A cada capítulo novo que ganhávamos era uma nova descoberta na história e, quando encontrávamos as pistas, tentávamos descobrir o mais rápido possível. A investigação foi como um quebra-cabeça e os capítulos iam se juntando com as pistas, nossas teorias e, no fim, conseguimos resolver toda a história, que não fazia sentido no começo”, descreve a estudante.

O diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, destaca o engajamento entre os estudantes e as histórias desenvolvidas. Para ele, o suspense e a possibilidade de investigação proporcionadas pela dinâmica auxiliaram a tornar a leitura mais atrativa.

Segundo o diretor, demonstração do interesse foi a atenção dada à frase lida durante participação especial na ação, na qual o diretor ficou responsável por ler parte da história em sala de aula. “Foi muito bom ver essa empolgação, cumpriu com o objetivo, que era o estímulo à leitura”, descreve.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Unifebe recepciona calouros de São João Batista

Unifebe recepciona calouros de São João Batista


24 de fevereiro de 2010
Curso de Pedagogia se prepara para viajar a Portugal e conhecer a Escola da Ponte
Egresso

Curso de Pedagogia se prepara para viajar a Portugal e conhecer a Escola da Ponte


13 de abril de 2015
Professores da Unifebe participam do terceiro módulo de Formação Continuada

Professores da Unifebe participam do terceiro módulo de Formação Continuada


22 de novembro de 2004
Skip to content