Uma análise detalhada sobre as práticas alimentares brasileiras esteve como base para o projeto Vida Saudável e a Matemática dos Alimentos, produzido pela acadêmica do curso de Pedagogia – Anos Iniciais da UNIFEBE, Ana Maria Hasckel. O projeto foi reconhecido com a Menção Honrosa na XXVI Feira Regional de Matemática, sediada em Brusque. A instituição ainda esteve representada com projetos do curso de Tecnologia Educacional, com dois projetos: “Detetive do meio ambiente e a pegada de carbono”, de Fábio Eduardo Voss e Marta Cristina Borchartt da Silva e “Trilha da restinga: aprendizagem significativa em matemática por meio da gamificação”, de Alex Junior Possidonio. Todos orientados pela Profa. Tamily Roedel.
Para o trabalho, a acadêmica buscou relacionar os diferentes temas dos componentes curriculares de Ciências da Natureza e Matemática com assuntos relacionados aos desafios da alimentação no contexto do ambiente escolar, como a fome e a obesidade.
A acadêmica Ana Maria Hasckel afirma que o reconhecimento é um incentivo para seguir com a pesquisa, aprendendo e compartilhando o resultado dos estudos, como maneira de contribuir para o que considera uma sociedade mais consciente e saudável.
“Foi uma experiência muito significativa, pois representa o reconhecimento de um trabalho construído com dedicação e propósito, refletindo todo o aprendizado que recebemos ao longo do curso de Pedagogia. O projeto, que uniu o tema vida saudável à matemática dos alimentos, foi elaborado visando refletir sobre a importância das escolhas alimentares no cotidiano dos alunos e seus familiares, ao mesmo tempo que mostra como a matemática está presente em situações práticas da nossa vida”, descreve.
Para a coordenadora dos cursos de Pedagogia – Anos Iniciais e Pedagogia, professora Gissele Prette, a certificação reforça o perfil de trabalho estimulado ao longo da formação. Contente com o resultado do esforço e do trabalho da acadêmica, ela ressalta o compromisso do curso na formação de professores e professoras protagonistas da transformação social.
“Este reconhecimento simboliza a importância da interdisciplinaridade como princípio pedagógico e como caminho para a inovação educacional. O trabalho desenvolvido demonstra que, quando diferentes áreas do conhecimento dialogam, a aprendizagem se torna mais significativa, crítica e conectada à realidade social dos nossos estudantes”, afirma.
Conforme o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, a participação na programação é uma oportunidade de aproximar o conhecimento produzido na universidade da comunidade. “A interação entre os acadêmicos, demais estudantes, professores e visitantes da feira fornece uma troca de experiência muito rica e colabora com a formação dos futuros profissionais da educação. Ao participar com diferentes projetos e, ainda, obter reconhecimento na programação, reforça-se o papel da criatividade ao abordar diferentes temas de interesse e da produção de conhecimento científico alinhado com o que a sociedade demanda”.