Com o intuito de capacitar os educadores a utilizar propostas inovadoras em suas práticas pedagógicas, o curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) promoveu para os docentes do curso, uma formação sobre tecnologias educacionais com foco em metodologias ativas de ensino.
A atividade, realizada no período de recesso acadêmico, abordou os recursos e tecnologias disponíveis no Laboratório Metas da UNIFEBE, como a Tela Interativa, Realidade Virtual, Kit de Robótica e Cultura Maker. Segundo a coordenadora do curso, professora Eliane Kormann, a formação específica para os professores de Pedagogia já ocorreu em outros momentos, com enfoques diferentes em metodologias ativas, pensados a partir das demandas apresentadas pelos próprios docentes.
“Como o laboratório já tem esse intuito, de inserir as metodologias ativas na Pedagogia por parte de todos os professores, optamos por promover essa formação no próprio espaço, com possibilidades de aplicar e experimentar diversas metodologias. Sabe-se que as metodologias ativas promovem o protagonismo do estudante, o trabalho em equipe, a resolução de problemas, o engajamento e, nesse cenário, a aprendizagem se torna mais significativa. O espaço é uma iniciativa do curso, por meio do Edital da Fapesc e foi finalizado recentemente. Nesse sentido, que os equipamentos dispostos precisam ser socializados e compreendidos pelos docentes para que possam utilizá-los de forma segura e eficaz”, destaca a coordenadora do Curso professora Eliane Kormann.
Idealizador das oficinas, o professor Julio Cesar Frantz, enfatiza que as tecnologias educacionais disponíveis no Metas desempenham um papel fundamental no engajamento dos estudantes durante as aulas. “Com a evolução da tecnologia também evoluíram as estratégias de ensino, tornando o ambiente educacional mais dinâmico, interativo e envolvente. Essas tecnologias permitem uma aprendizagem ativa e prática, os alunos podem participar por meio de jogos educacionais, exercícios interativos e atividades que os colocam no centro do processo de aprendizagem. Essa formação capacitou os professores do curso de Pedagogia para que eles possam desenvolver atividades a serem realizadas no dia a dia em sala de aula”, enaltece.
Para a professora Ana Paula Santos Siqueira, a formação em Metodologias Ativas com o professor Júlio, foi uma experiência enriquecedora. “Por meio desse aprendizado, pude conhecer novas ferramentas para engajar nossos alunos, estimulando a participação ativa e o pensamento crítico. Com certeza, esse conhecimento será aplicado em nossa prática docente, tornando as aulas ainda mais dinâmicas e significativas para o desenvolvimento dos acadêmicos”, complementa.
A formação ocorreu no Laboratório de Metodologias Ativas do curso de Pedagogia (Lab. Metas), que é equipado com tela interativa, mesas modulares, óculos de realidade virtual, notebooks, entre outras tecnologias educacionais. A estruturação do espaço foi apoiada pelo projeto FAPESC do Edital n° 29/2021.