02 de agosto de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Professores de Pedagogia participam de formação em tecnologias educacionais com foco em metodologias ativas de ensino

Workshop foi realizado no Laboratório de Metodologias Ativas da Instituição

Com o intuito de capacitar os educadores a utilizar propostas inovadoras em suas práticas pedagógicas, o curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) promoveu para os docentes do curso, uma formação sobre tecnologias educacionais com foco em metodologias ativas de ensino.

A atividade, realizada no período de recesso acadêmico, abordou os recursos e tecnologias disponíveis no Laboratório Metas da UNIFEBE, como a Tela Interativa, Realidade Virtual, Kit de Robótica e Cultura Maker.  Segundo a coordenadora do curso, professora Eliane Kormann, a formação específica para os professores de Pedagogia já ocorreu em outros momentos, com enfoques diferentes em metodologias ativas, pensados a partir das demandas apresentadas pelos próprios docentes.

“Como o laboratório já tem esse intuito, de inserir as metodologias ativas na Pedagogia por parte de todos os professores, optamos por promover essa formação no próprio espaço, com possibilidades de aplicar e experimentar diversas metodologias. Sabe-se que as metodologias ativas promovem o protagonismo do estudante, o trabalho em equipe, a resolução de problemas, o engajamento e, nesse cenário, a aprendizagem se torna mais significativa. O espaço é uma iniciativa do curso, por meio do Edital da Fapesc e foi finalizado recentemente. Nesse sentido, que os equipamentos dispostos precisam ser socializados e compreendidos pelos docentes para que possam utilizá-los de forma segura e eficaz”, destaca a coordenadora do Curso professora Eliane Kormann.

Idealizador das oficinas, o professor Julio Cesar Frantz, enfatiza que as tecnologias educacionais disponíveis no Metas desempenham um papel fundamental no engajamento dos estudantes durante as aulas. “Com a evolução da tecnologia também evoluíram as estratégias de ensino, tornando o ambiente educacional mais dinâmico, interativo e envolvente. Essas tecnologias permitem uma aprendizagem ativa e prática, os alunos podem participar por meio de jogos educacionais, exercícios interativos e atividades que os colocam no centro do processo de aprendizagem. Essa formação capacitou os professores do curso de Pedagogia para que eles possam desenvolver atividades a serem realizadas no dia a dia em sala de aula”, enaltece.

Para a professora Ana Paula Santos Siqueira, a formação em Metodologias Ativas com o professor Júlio, foi uma experiência enriquecedora. “Por meio desse aprendizado, pude conhecer novas ferramentas para engajar nossos alunos, estimulando a participação ativa e o pensamento crítico. Com certeza, esse conhecimento será aplicado em nossa prática docente, tornando as aulas ainda mais dinâmicas e significativas para o desenvolvimento dos acadêmicos”, complementa.

A formação ocorreu no Laboratório de Metodologias Ativas do curso de Pedagogia (Lab. Metas), que é equipado com tela interativa, mesas modulares, óculos de realidade virtual, notebooks, entre outras tecnologias educacionais. A estruturação do espaço foi apoiada pelo projeto FAPESC do Edital n° 29/2021.

Professoras de Direito da UNIFEBE participam da XV Semana Nacional da Conciliação
Direito

08 de dezembro de 2020
UNIFEBE promove 1º Seminário Brusquense de Empreendedorismo