O último encontro do 1.º semestre letivo do projeto Vida Ativa levou as participantes a refletirem. O bate-papo, “A identidade da mulher madura”, foi conduzido pela psicóloga Andréia Schaadt, que falou sobre os desafios e potenciais dessa etapa da vida. “Foi gratificante, uma aula espetacular. Amei! ”, disse a participante do projeto, Marise de Souza.
O encontro marcou o fim do semestre para a iniciativa desenvolvida pela UNIFEBE com participantes com 60 anos ou mais. O projeto, coordenado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPPEX), oferece semanalmente encontros com atividades educativas, culturais e de lazer, proporcionando momentos de aprendizado, convivência e bem-estar.
Mais do que encontros semanais, o Projeto Vida Ativa tem se consolidado como um espaço de valorização da história, da sabedoria e da contínua construção de si, avalia a supervisora do projeto, Ângela Sikorski Santos. “É uma honra trilhar esse caminho com as participantes do projeto, reafirmando o compromisso da UNIFEBE com o envelhecimento ativo e o cuidado com a comunidade. ”
Ao longo do semestre, uma diversidade de profissionais conduziu temas relevantes e inspiradores, promovendo reflexões profundas e partilhas significativas entre as participantes. Para a professora e psicóloga que acompanha o projeto, Luzia Meurer, integrar o Projeto Vida Ativa é testemunhar, semanalmente, o quanto a maturidade pode ser vivida com potência, troca e construção de sentido.
“Os benefícios psicossociais desse projeto são inúmeros, pois, ao criar um espaço de convivência acolhedor, se favorece o fortalecimento dos vínculos, a ampliação da autoestima e o resgate da identidade de cada participante. Nele, cada encontro é uma oportunidade de escuta, expressão e pertencimento. É emocionante ver como a partilha de saberes e vivências entre as senhoras transforma não apenas suas trajetórias individuais, mas também o coletivo que se forma”, enfatiza.
As atividades do Vida Ativa retornam no segundo semestre, no dia 18 de agosto, com novas temáticas e propostas para promover o protagonismo, a alegria e o bem-viver na maturidade.
Confira as fotos da comemoração junina que foi celebrada no último encontro do semestre: