O curso de Psicologia do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promoveu nos dias 17 e 18 de maio a “Jornada sobre o desenvolvimento humano e assistência humanizada à mulher e à família no início da vida”.
Participaram da abertura do evento a secretária de Saúde de Brusque, Maria Aparecida Morelli Belli e a vereadora Marli Leandro. A secretária salientou a importância do tema abordado. “Temos que parabenizar a iniciativa da UNIFEBE em tratar desse assunto de vital importância para a nossa sociedade, que envolve a participação dos pais no processo do desenvolvimento da criança”.
O evento iniciou com a apresentação musical da Banda de Percussão Marcial Professora Augusta Knorring. O reitor Günther Lother Pertschy prestigiou a palestra e parabenizou o coordenador do curso, Ademir Bernardino, por trazer temas atuais que refletem diretamente na sociedade.
A palestra de abertura foi ministrada pelo médico obstetra, Ricardo Jones, de Porto Alegre com o tema Humanização no nascimento, assistência à mulher e família no início da vida e parto humanizado hospitalar. Em seguida, a relações públicas da Maternidade e Hospital Evangélico de Brusque, Bruna M. Cardoso, falou sobre o trabalho desenvolvido no hospital e suíte de parto natural e humanizado.
No dia 18, o evento teve continuidade com uma palestra ministrada pela enfermeira Carmem Delviozo da Rede Cegonha de Florianópolis, que falou sobre “A assistência ao nascimento na rede pública”. Em seguida, a psiquiatra Eleanor Madruga Luzes, do Rio de Janeiro, abordou o tema “O desenvolvimento e o investimento parental no início da vida e os reflexos no ser humano adulto”. Também aconteceu o lançamento do livro Entre orelhas – histórias de parto de Ricardo Jones e mais duas palestras: apresentação do trabalho desenvolvido pelo grupo Mãe Canguru de Blumenau, por Larissa da Silva, Assistência humanizada no nascimento baseada em evidências científicas, com o obstetra Pablo de Queiroz Santos, de Florianópolis. A palestra de encerramento foi com a parteira mexicana Naoli Vinaver, que abordou o tema Experiências com mulheres no processo do nascimento.
Foram parceiros do evento a Prefeitura de Brusque, a Maternidade e Hospital Evangélico, Sistema Único de Saúde – SUS, Nascendo em Família, Soroptimistas e do Espaço Gerando Novas Vidas.
Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social