notícias colégio
Notícias
02 de dezembro de 2025

Psicologia UNIFEBE realiza ações práticas em escolas de Brusque

Intervenções foram planejadas para fortalecer habilidades como autoconsciência, regulação emocional e empatia

O Curso de Psicologia da UNIFEBE realizou, em 24, 27 e 28 de outubro, três ações em escolas da rede pública de Brusque, com dinâmicas que envolveram jogos, teatro, brincadeiras, entre outras atividades. Ao todo, 274 acadêmicos participaram do processo formativo e de acompanhamento das práticas, envolvendo 805 pessoas da comunidade escolar, entre alunos e professores. Os trabalhos compuseram a curricularização da extensão do semestre.

As dinâmicas foram realizadas na Escola de Educação Básica (EEB) Santa Terezinha, no bairro de mesmo nome; na EEB Feliciano Pires, no Centro; e na EEB Governador Ivo Silveira, no bairro Águas Claras. Nelas, os acadêmicos puderam aplicar conhecimentos da Psicologia no contexto escolar, o que lhes permitiu desenvolver competências técnicas, relacionais e éticas essenciais para o exercício da profissão.

A curricularização da extensão desenvolvida no segundo semestre de 2025 teve como objetivo central realizar intervenções voltadas ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais na comunidade escolar, como regulação emocional, empatia, comunicação assertiva e cooperação. Ao mesmo tempo, a experiência formativa dos participantes universitários era analisada.

“Nossos acadêmicos vivenciaram desde o contato com demandas reais até o manejo de grupos, a escuta sensível, a condução de dinâmicas e avaliação de intervenções. A experiência também favoreceu o exercício da autonomia, da criatividade e do trabalho em equipe, além de ampliar a compreensão sobre o papel social da Psicologia na educação e fortalecer o compromisso com práticas responsáveis, dialogadas e transformadoras”, explica a professora Bruna Giraldi.

Cada grupo desenvolveu uma produção científica de relato de experiência sobre a atividade. Foram três intervenções com professores, e 30 com turmas de Ensino Médio. E conforme explica a professora, Suelen Frainer, o desempenho dos acadêmicos foi muito positivo. As docentes verificaram crescimento em termos de sensibilidade, ética e compreensão das realidades educacionais.

“Os estudantes se mostraram comprometidos, acolhedores e preparados para ouvir as necessidades dos adolescentes e professores, elaborando intervenções que realmente fizeram sentido no cotidiano escolar. Para nós, como docentes, foi inspirador perceber como a prática extensionista fortalece o desenvolvimento profissional e humano, reafirmando a importância da Psicologia como mediadora de vínculos, diálogos e transformações sociais”, destaca.

Para a acadêmica Vanessa Coelho, as intervenções permitiram pensar mais sobre a importância de criar ambientes de acolhimento e diálogo. “Os temas trabalhados fizeram total sentido para os alunos dos colégios visitados, pois abordaram questões delicadas que emergiram em cada dinâmica e mostraram o quanto nossa profissão é necessária nesses espaços.”

“Os resultados indicaram uma recepção muito boa nas escolas, com comentários que destacaram o caráter acolhedor, dinâmico e interativo das atividades. Recebemos sugestões para ampliar o tempo de intervenção e realizar novos encontros. No nosso curso, verificamos um aprendizado significativo, uma integração entre diferentes fases e o reconhecimento da relevância social do projeto”, reforça a coordenadora do Curso de Psicologia da UNIFEBE, professora Andreia Martins.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

UNIFEBE visita o presidente do STF em Brasília

UNIFEBE visita o presidente do STF em Brasília


26 de novembro de 2012
Alunos da Unifebe disputam os Jogos do DCE

Alunos da Unifebe disputam os Jogos do DCE


25 de maio de 2006
UNIFEBE cede equipamento para médicos aperfeiçoarem técnicas de intubação em pacientes com coronavírus  
Universidade Comunitária

UNIFEBE cede equipamento para médicos aperfeiçoarem técnicas de intubação em pacientes com coronavírus  


02 de abril de 2020
Skip to content