notícias colégio
Notícias
17 de abril de 2026
por: João Roberge
João Roberge

Psicologia UNIFEBE tem todos os seus trabalhos aprovados em congresso

Curso ainda teve duas indicações a prêmio nacional

O Curso de Psicologia da UNIFEBE comemora sua participação no XII Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT 2026), com a aprovação de quatro trabalhos submetidos e duas indicações a prêmio. Considerado o principal evento nacional da área, o CBPOT será realizado de 14 a 17 de julho, em Salvador (BA).

As indicações foram para o Prêmio Valora POT: Boas Práticas em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Duas das quatro submissões do Curso de Psicologia da UNIFEBE figuraram entre os 15 melhores relatos de prática do congresso, selecionados entre centenas de trabalhos de todo o país.

Os quatro trabalhos foram orientados pela professora Suelen Frainer no âmbito dos componentes curriculares e estágios vinculados à ênfase em Psicologia e Processos de Gestão. As produções são oriundas de práticas de pesquisa, estágios básicos e estágios específicos na área.

“Como docente e orientadora, compartilho a minha satisfação com esse resultado, que reforça o compromisso de ampliar e consolidar a atuação da Psicologia Organizacional e do Trabalho na formação em Psicologia da UNIFEBE. Considerando que essa é uma das ênfases do curso, esse reconhecimento evidencia o fortalecimento de uma formação alinhada às demandas contemporâneas do mundo do trabalho, integrando ensino, pesquisa e prática com relevância social”, destaca a professora.

A acadêmica Tayze Heidemann Tenório foi coautora do trabalho “Explorando competências de trabalho de pessoas em situação de rua: um relato de experiência”. A ideia foi ir além da aplicação comum da orientação profissional com estudantes e pessoas no início da carreira. O grupo elaborou uma proposta voltada à transição de carreiras e ao autoconhecimento. “Focamos em pessoas que, muitas vezes, não tiveram a oportunidade de refletir sobre suas trajetórias.”

Tayze e sua colega, Djenyffer dos Santos de Souza, já haviam cursado o componente curricular Psicologia Social e, por meio dele, entraram em contato com o contexto de um albergue. “A partir dessa experiência, conversamos com a equipe e decidimos desenvolver uma intervenção de orientação profissional com esse público. O resultado foi extremamente significativo: fomos muito bem recebidas e obtivemos retornos que nos marcaram profundamente”, explica.

Ao longo do trabalho, um dos participantes relatou que a atividade o fez repensar sua vida e planejar seus próximos passos, manifestando o desejo de retornar à sua cidade natal. Outros participantes conseguiram reconhecer potenciais em atividades que já realizavam, mas que não valorizavam antes.

A inscrição no CBPOT foi feita com a ideia de que a proposta tem uma abordagem rara e um forte caráter social. “A felicidade pela indicação ao Prêmio Valora POT foi imensa, principalmente por entendermos o caráter social da proposta e por percebermos que esse olhar também foi reconhecido pela comissão avaliadora.”

Agora, a equipe vive a expectativa para o congresso, que será realizado em julho. A indicação, por si só, já é uma conquista muito significativa, principalmente pela publicação do nosso trabalho no livro do prêmio. Nos sentimos extremamente realizados e recompensados com esse reconhecimento.

Trabalhos indicados ao Prêmio Valora POT

– “Explorando Competências de Trabalho de Pessoas em Situação de Rua: Um Relato de Experiência”, vinculada ao Estágio Básico em Psicologia III em Orientação Profissional. De Marcella Schaefer Fedeli, Lívia Cristina Correia, Emanuela Vitória Fischer, Tayze Heidemann Tenório, Djenyffer dos Santos de Souza e Maicon Luiz Sagas

– “Potencial em Ação: Promoção do Capital Psicológico entre trabalhadores do Bistek Brusque”, vinculada ao Estágio Específico em Psicologia I, de Yasmim Sara Bernardino da Silva

Trabalhos também aprovados no CBPOT:

– “Avaliação psicológica no contexto pós-migratório: quais as práticas do psicólogo organizacional e do trabalho?”, pesquisa da professora doutoranda Suelen Frainer, com participação da acadêmica Araceli Caetano da Silva de Oliveira.

– “Sentidos do trabalho em meio à fumaça: um relato de experiência com bombeiros”, vinculada ao Estágio Básico em Psicologia IV, de Raiany Vitória de Lima Sabino, Maryane Bida Blan de Oliveira, Laiza Cristina Wilcke Krauze, Jessica Terencio dos Santos e Gabrielle dos Santos Correia.

A coordenadora do Curso de Psicologia da UNIFEBE, professora Andreia Martins, parabeniza a professora Suelen Frainer e os acadêmicos. Essas conquistas são motivo de orgulho e, agora, todos torcem para que os trabalhos indicados ao Prêmio Valora POT estejam classificados entre os três melhores.

“É com muita satisfação e alegria que recebemos essa notícia. O congresso CBPOT 2026 é um dos mais importantes na área da psicologia organizacional e do trabalho, senão o mais importante. Ter a representatividade do curso de psicologia da UNIFEBE na esfera nacional nos deixa lisonjeados e satisfeitos com o resultado. Isso é mérito da professora Suelen, que desenvolve um brilhante trabalho na área da psicologia organizacional e do trabalho, e especialmente dos nossos acadêmicos e acadêmicas.”

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Lançado primeiro programa de Residência Médica de Brusque
UNIFEBE

Lançado primeiro programa de Residência Médica de Brusque


30 de agosto de 2016
Curso de Ciências Contábeis e NAF promovem série de palestras para famílias atendidas pelo CRAS
Ciências Contábeis

Curso de Ciências Contábeis e NAF promovem série de palestras para famílias atendidas pelo CRAS


04 de novembro de 2025
Mais de 250 acadêmicos de Medicina da UNIFEBE atuam nas Unidades Básicas de Saúde de Brusque
Destaque

Mais de 250 acadêmicos de Medicina da UNIFEBE atuam nas Unidades Básicas de Saúde de Brusque


02 de setembro de 2021
Skip to content