23 de setembro de 2014

Psicomotricidade abre IX Semana de Educação Física e a II Semana da Inclusão

O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE inaugurou na noite de segunda-feira, 22 de setembro, a IX Semana de Educação Física e a II Semana de Inclusão com a palestra “Psicomotricidade Relacional – Inclusão na Educação Formal e Não Formal” ministrada pelo professor José Leopoldo Vieira.

Segundo o palestrante, o assunto é direcionado tanto aos acadêmicos quanto aos professores da Rede Municipal de Ensino de Brusque.

“O tema casou direitinho com as duas semanas. A de educação física, porque é onde se originou a psicomotricidade; e a de inclusão, porque se trabalha muito com a metodologia de inclusão incondicional tanto dentro da educação formal quanto a não formal”, conta.

Vieira explica que a psicomotricidade visa trabalhar o desenvolvimento motor da criança, suas habilidades cognitivas, afetivas e sociais. Porém, a psicomotricidade relacional dá mais ênfase à parte afetiva e emocional. “Não existe um julgamento, a criança pode se colocar de forma inteira sem se preocupar com sua condição. Ela se sente incluída exatamente do jeito que ela é”, esclarece.

Oficina de dança agita acadêmicos

Dando continuidade à IX Semana de Educação Física, o professor Marco Aurélio da Cruz Souza não deixou ninguém ficar parado na noite de terça-feira, (23), durante a oficina de Dança de Salão. “Dança é vida”, justificou.

A aula de forró universitário de bolero envolveu acadêmicos e professores na Sala de Dança e Lutas Esportivas (sala 26 do bloco D)da UNIFEBE. “Essa é uma excelente atividade para promover o contato físico. A oficina é uma forma de trazer a aproximação e mostrar os benefícios da educação física de um jeito divertido”, explica.

Na mesma noite, a professora Sara Raquel ministrou a oficina de Crossfit no Centro Esportivo do Sesi.

Programação

Na quarta-feira, a programação continua com a professora Fabiana de Figueiredo Ribeiro e a palestra “Programa de Promoção de Saúde nas Empresas – a Ginástica Laboral como um caminho”, a partir das 19 horas, no auditório do bloco C.

No dia 25, será realizada a palestra “Pedagogia do Esporte” com o professor Ruy Fernando Marques Dornelles a partir das 19h, no auditório do bloco C.

O encerramento será realizado no Centro Esportivo do Sesi com a atividade de Integração envolvendo os acadêmicos, a partir das 19 horas.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
Publicado Por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223