A sociedade está em constante mudança. Para compreender que toda essa mudança também transforma o comportamento social, que é construído e reconstruído diariamente, o curso de Publicidade e Propaganda da UNIFEBE apresenta ao público o portal (R)evolução, um canal de Youtube com conteúdo pensado, captado e editado pelos acadêmicos do curso. Confira.
— Através de vídeos curtos, de fácil acesso e assimilação, o espectador pode assistir discussões sobre temas que vão da criação publicitária ao impacto social da nova publicidade, de revoluções digitais ao futuro do meio impresso, tendências e pensamentos que podem instigar e auxiliar profissionais do mercado, professores, acadêmicos e comunidade em geral — explica o coordenador do curso, Rafael Zen.
Para o acadêmico da 8ª fase do curso, Lucas Bueno, o canal é uma necessidade dos futuros profissionais.
— A cada dia aumenta a necessidade de se comunicar de forma transparente com o mercado, afinal as pessoas que estão de olho, preparadas para identificar e demonstrar certo descontentamento com atitudes que até então eram tidas como verdades absolutas — afirma.
Segundo a professora Francine Volpato, da disciplina de Produção para Web e uma das mentoras do projeto, o desafio de aproximar empresas e pessoas está nas mãos dos atuais e futuros profissionais da comunicação.
— Pensando nesse profissional, que necessita estimular a destruição criativa de paradigmas, o mercado de trabalho já mostra que precisamos estar abertos a mudanças, e que é preciso ter coragem para inovar — diz.
Saiba mais
O Portal (R)evolução é uma iniciativa interfases, interdisciplinar e extracurricular do curso de Publicidade e Propaganda da UNIFEBE.
Na prática, forma-se a partir de um canal de Youtube onde docentes e discentes tenham controle dos conteúdos expositivos baseados na premissa: Para onde as novas correntes de informação e comunicação estão levando a profissão de Publicidade e Propaganda?
Mediante entrevistas curtas com profissionais e pesquisadores das áreas da Comunicação, Publicidade, Arte, Filosofia e Entretenimento, propõe-se a ser um espaço discursivo de produção autônoma de conhecimentos, cuja finalidade é o acesso livre e democrático por parte da comunidade interna e externa em âmbitos regionais, nacionais e internacionais pela facilitação de acesso a essas entrevistas na plataforma online gratuita.
O projeto justifica-se por aumentar o papel do acadêmico como produtor de conhecimentos, compreendendo sua vivência dentro e fora da sala de aula como oportunidades de práticas didáticas. Ao oferecer aos professores e acadêmicos uma plataforma de tomada de discurso, dando voz aos profissionais e pesquisadores da comunicação, expande o conceito de sala de aula e desconstrói os limites impostos pelo espaço físico universitário, compreendendo que as ferramentas advindas das novas tecnologias não podem ser encaradas como uma barreira ao professor e ao currículo, mas um dispositivo a ser incorporado pelas novas práticas de ensino.
Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Assessoria de Comunicação Social/UNIFEBE
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223