notícias colégio
Notícias
05 de dezembro de 2011

Público prestigia lançamento do livro do professor “Zezinho”

Lotado. Foi assim que o auditório do bloco C do Centro Universitário de Brusque – Unifebe ficou durante o lançamento do livro Realismo e Falibilismo: um contraponto entre Peirce e Popper, do professor da instituição, dr. José Francisco dos Santos, conhecido como professor Zezinho. Acadêmicos, professores e integrantes da comunidade prestigiaram o lançamento ocorrido na noite de sexta-feira, 2 de dezembro.

O livro discorre sobre o pensamento de dois dos mais importantes filósofos dos últimos séculos, Charles Sanders Peirce (1839 – 1914) e Karl Raimund Popper (1902 – 1994) e a reflexão de ambos sobre a ciência, que apresenta importantes pontos de convergência. "Este é o primeiro livro que publico e ele traz uma discussão mais aprofundada sobre a teoria do conhecimento", explicou Zezinho.

A abertura do evento foi feita pelo pró-reitor de Ensino de Graduação, Claudemir Aparecido Lopes, que frisou a importância do livro na sociedade atual. "O livro tem a propriedade de explicitar com argumentos e logicidade a produção intelectual dos homens. É dessa forma que a humanidade evolui: cada geração acrescenta e registra uma descoberta que será passada para a próxima geração", frisou o pró-reitor, que é formado em Filosofia.

Além de professores da Unifebe, esteve presente no evento a coordenadora do curso de Direito, Thais Vandresen.

Saiba mais
Neste semestre, Zezinho ministra aulas nos cursos de Direito e Pedagogia na Unifebe. É graduado pela Unifebe, especializado em Fundamentos da Educação pela Universidade Regional de Blumenau – FURB mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e doutor em Filosofia também pela PUC. Atualmente é professor também da Faculdade São Luiz – FSL, Faculdade Sinergia, Faculdade de Tecnologia de Santa Catarina – FATESC.

Tem experiência nas áreas de Filosofia e Educação, com ênfase em Filosofia e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ética, metodologia científica, pragmatismo, pragmaticismo, ciência política, filosofia jurídica, hermenêutica, sociologia geral, sociologia da educação, sociologia jurídica.

Texto e fotos: Suelen Cerbaro

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Prêmio de Inovação Tecnológica é tema de palestra na Unifebe

Prêmio de Inovação Tecnológica é tema de palestra na Unifebe


28 de abril de 2009
Audiência Pública na Unifebe

Audiência Pública na Unifebe


17 de maio de 2007
Acadêmicas de Pedagogia participam de Seminário de Avaliação

Acadêmicas de Pedagogia participam de Seminário de Avaliação


30 de novembro de 2010