notícias colégio
Notícias
03 de outubro de 2025
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Reedição da obra sobre imigração de língua italiana em Santa Catarina será lançada em novembro pela UNIFEBE

O clássico livro “Vencer ou Morrer”, do historiador italiano Renzo Maria Grosselli tem versão atualizada editada pela Editora da instituição

No ano das celebrações dos 150 anos da grande imigração dos primeiros povos de língua italiana a Santa Catarina, a Editora da UNIFEBE lançará a versão atualizada da obra histórica “Vincere o Morire”, do autor, sociólogo e historiador italiano Renzo Maria Grosselli. O livro “Vencer ou Morrer”, foi publicado originalmente em italiano em 1986 e, em 1987, lançado em português no Brasil, pela editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC).

Desde 2023, o material tem sido diagramado pela Editora da UNIFEBE, que fará em novembro, o lançamento oficial da obra atualizada pelo próprio autor com a colaboração de Annarosa Gianotti. A versão atualizada do livro “Vencer ou Morrer: Camponeses Trentinos (Vênetos e Lombardos) nas Florestas Brasileiras (Santa Catarina 1875 – 1900)” é fruto da parceria entre a UNIFEBE com a Associação Beneficente Besenello, de Nova Trento, e com o autor italiano.

“O selo da Editora da UNIFEBE estará impresso em mais uma importante obra histórica do estado, lançada em Brusque, berço da grande imigração italiana em Santa Catarina. Neste município em que tudo começou quando, em 4 de junho de 1875, aqui chegaram os 108 primeiros imigrantes de língua italiana que abriram “os portões” da grande imigração. Para a nossa instituição é um privilégio contribuir com esse resgate histórico e cultural da imigração de língua italiana no nosso estado. Os livros eternizam esses marcos e, ao editar a versão atualizada desse material, o Centro Universitário da Fundação Educacional de Brusque – UNIFEBE, devolve para a comunidade catarinense os fragmentos da sua própria história”, enfatiza a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

Sobre a nova edição

Ainda em 2023, o autor italiano, que vive em Trento, passou alguns meses em Santa Catarina para novas pesquisas, com o intuito de complementar e atualizar a obra. O novo conteúdo, acrescido ao material, apresenta a relação da imigração italiana e de tiroleses italianos para o sul de Santa Catarina no século XIX. Além disso, alguns trechos foram suprimidos pelo próprio historiador, que considerou necessário ajustar a obra para o momento presente.

Os trabalhos de editoração realizados pela Editora da UNIFEBE duraram cerca de dois anos. Com 589 páginas na edição de 1987, e sem o texto original editável, o livro original precisou ser integralmente digitalizado e convertido em texto para edição. Cada palavra, linha por linha foi comparada pelos profissionais envolvidos, para garantir a fidedignidade do material que já possuía quase 40 anos.

A tradução do livro original, lançado em 1987 em italiano, foi feita com primor e rigor acadêmico, passando por criteriosa revisão ortográfica e gramatical, obedecendo as normativas vigentes no Brasil em 2025. Por tratar-se de um livro do século XX, o tempo verbal também precisou ser atualizado, já que os fatos relatados ocorreram no século XIX e eram tratados no material como “século passado”.

O novo projeto gráfico que será lançado pela Editora da UNIFEBE apresenta o livro de uma forma moderna, sem perder suas características históricas e culturais. As imagens originais foram tratadas, alguns mapas substituídos, outros atualizados e alguns foram editorados para melhor ilustrar o texto. A capa continua trazendo o velho barbudo como imagem de destaque, baseado nas capas das edições de 1986 e 1987. No entanto, na edição de 2025, a capa conta com a ilustração feita pelas mãos da artista gráfica Maria Alice Mattoso Camargo.

A obra

De autoria do escritor, sociólogo e historiador italiano Renzo Maria Grosselli, a pesquisa que subsidiou a escrita recebeu valorosas contribuições de Annarosa Gianotti, sua esposa à época. Com olhar sociológico, o autor possibilita compreender as linhas políticas, sentir as necessidades, dores e o sonhos de um povo que partiu para nunca mais voltar.

Ao trazer uma análise histórica e sociológica, a obra têm sido base para inúmeras pesquisas sobre a grande imigração italiana e tirolesa italiana em Santa Catarina. Com o passar do tempo, o livro se tornou a principal referência de historiografia da grande imigração de língua italiana tanto no estado quanto na Itália, um verdadeiro clássico.

“Numa época em que o computador era uma máquina de escrever, não cruzava dados”. Eu trabalhei muito em cima de dar a possibilidade aos trentinos — e aos vênetos e aos lombardos desses lugares onde eu pesquisei — de receber a dupla cidadania, provas do nascimento do cidadão lá na Itália. Isso me deu prazer e honra”, relata o autor.

As inúmeras listas de imigrantes, de suas respectivas origens e sua localização de lotes nas colônias Blumenau e Brusque no século XIX estão disponíveis ao final do livro. O material tem servido há anos como subsídio para que muitos descendentes de várias gerações obtivessem a cidadania italiana.

O Autor

Renzo Maria Grosselli é natural de Trento, Itália, e tem mais de trinta obras publicadas. Com uma vida dedicada à pesquisa e à escrita, o autor fez do Brasil sua segunda pátria. Graduado em Sociologia e doutor em História, em 1980 decidiu percorrer as Américas em busca de conhecimento. Foram mais de 40 mil quilômetros em 364 dias. A passagem por Santa Catarina despertou no autor o interesse por questões da emigração trentina ao estado. Assim, de 1983 a 1984, fez pesquisas aprofundadas em arquivos dos municípios catarinenses de Nova Trento, Rio dos Cedros, Rodeio, Guabiruba (Lageado), Botuverá, Brusque, Blumenau, Joinville e Florianópolis e, posteriormente, em outros do norte da Itália. O resultado da pesquisa gerou as versões do livro em italiano, publicado em 1986, e com tradução para o português, em 1987. Em 2023 retornou a Santa Catarina, complementou suas pesquisas e atualizou a riquíssima obra, possibilitando que em 2025 fosse publicada a versão atualizada.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Unifebe participa de Feira das Profissões em Gaspar

Unifebe participa de Feira das Profissões em Gaspar


20 de maio de 2008
Atividade de Educação Física promove inclusão em sala de aula

Atividade de Educação Física promove inclusão em sala de aula


28 de outubro de 2011
Trote artístico-cultural “Sentar com arte” é lançado em recepção de calouros

Trote artístico-cultural “Sentar com arte” é lançado em recepção de calouros


25 de julho de 2013
Skip to content