notícias colégio
Notícias
06 de setembro de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Reforma tributária é foco de atividade conjunta entre acadêmicos de Direito e Ciências Contábeis

Atualmente texto da reforma está em tramitação no Senado

As principais mudanças propostas durante a reforma tributária foram abordadas durante uma atividade voltada para acadêmicos de Direito e de Ciências Contábeis, no último dia 15. A palestra conjunta abordou o texto atual que foi aprovado na Câmara dos Deputados e ainda tramita no Senado. O professor e egresso da UNIFEBE, doutor Roberto Carlos Klann, ficou responsável por trabalhar o tema com os acadêmicos.

A necessidade de atualização recorrente sobre o tema foi um dos pontos reforçados. Entre as mudanças previstas está a forma de concentração de tributos, assim como na arrecadação e autonomia de município e estado.

Para a coordenadora do curso de Direito, Anna Lúcia Martins Matoso, a reforma tende a ser implantada aos poucos e tem como objetivo simplificar o sistema tributário. Ela reforça que os princípios Constitucionais Tributários são classificados como cláusulas pétreas e devem ser respeitados, sob pena de inconstitucionalidade.

“O advogado, que trabalha com assessoria empresarial e direito tributário, vai ter que conhecer toda a reforma e como saber proceder. Para o profissional da área contábeis também. Nosso objetivo, com a ação conjunta, era trazer o que até agora foi aprovado”, descreve a coordenadora.

De acordo com a acadêmica de Direito, Sofia Fantini, a abordagem foi atual e trouxe para reflexão um tema que ainda gera confusão em quem acompanha sua tramitação. “Com certeza a atualização contribui na formação, pois entendemos mais a respeito do Direito e dos projetos legislativos do nosso país, sem falar que nós como contribuintes precisamos saber a respeito dos tributos que são cobrados”, afirma.

Atualização constante

“A atualização contínua do profissional da Contabilidade é fundamental para sua carreira e permanência no mercado de trabalho, em uma das profissões com constantes mudanças na legislação tributária”, descreve o coordenador de Ciências Contábeis, professor Antônio Carlos Schlindwein. Para ele, a palestra traz à tona um assunto que está em discussão permanente por políticos e estudiosos no assunto.

“Nosso acadêmico deve estar preparado para a mudança em qualquer área da Contabilidade, mas na área tributária, podendo onerar de forma significativa as empresas de modo geral e pessoas físicas, a atenção do Contador deve ser redobrada”, orienta.

A falta de uma definição sobre as mudanças é indicada pelo acadêmico de Ciências Contábeis, Claudiomir Baron Junior, como um desafio para quem acompanha o debate. “A fala do professor foi muito esclarecedora e saber mais sobre esse assunto é muito importante, não só para o lado pessoal, mas principalmente para o profissional”, indica.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Alunos de Design de Moda da Unifebe participam do Movie Fashion

Alunos de Design de Moda da Unifebe participam do Movie Fashion


23 de abril de 2009
Inscrições abertas para chapas concorrentes ao DCE

Inscrições abertas para chapas concorrentes ao DCE


20 de outubro de 2008
Equipe de vôlei é prata em Fortaleza

Equipe de vôlei é prata em Fortaleza


20 de setembro de 2010
Skip to content