Dando continuidade ao curso sobre gestão estratégica e acadêmica, entre outros assuntos, o reitor do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, professor Günther Lother Perschy, participou de 30 de novembro a 5 de dezembro da etapa final do curso IGLU, promovido pelo Instituto de Gestão e Liderança Universitária.
O curso realizado na cidade de Guadalajara, Jalisco, México, reuniu gestores de vários países da América Latina, após cursarem 12 módulos a distância.
O resultado das aulas foi apresentado no encontro. O reitor Pertschy apresentou o Projeto de implantação do sistema de Educação a Distância (EaD) na UNIFEBE, como modalidade sintonizada com as tendências e exigências metodológicas do Ensino Superior.
O objetivo do curso é contribuir para o desenvolvimento institucional das universidades, utilizando diversas intervenções de troca e aprendizagem tanto organizacional como profissional, privilegiando o humanismo, a qualidade e a pertinência, assim como a colaboração interinstitucional.
Programação
Durante o curso, o reitor também visitou a Universidad del Valle de Atemajac – UNIVA, onde recebeu as boas-vindas do reitor Francisco Ramírez Yáñez. Na ocasião, o grupo assistiu à palestra “O sistema educativo no México”, ministrada pelo senador Juan Carlos Romero Hicks.
Depois, o IGLU passou pela Universidad de Guadalajara – UDG, que atende mais de 240 mil alunos, e pela la Universidad Tecnológica de Jalisco – UTJ, onde várias pesquisas de ponta são desenvolvidas.
O Instituto Tecnológico de Estudios Superiores de Occidente – ITESO também foi um dos lugares visitados durante o curso, assim como o Centro Universitario de los Valles – CUVALLES.
Feira Internacional do Livro
Durante sua passagem pelo México, o reitor também conheceu a Feira Internacional do Livro de Guadalajara, considerada a maior da América Latina. Durante nove dias de evento, a Feira reuniu mais de duas mil editoras, com mais de 400 mil títulos em exposição, com representantes de 40 países.
Segundo o reitor, participar de eventos como este são de extrema importância para obter novas perspectivas culturais, sociais e econômicas para UNIFEBE e sua comunidade. “Foi um privilégio participar do curso IGLU México 2015, e conhecer a realidade do ensino daquele país. São várias as possibilidades geradas por meio dessa vivência, que nos auxiliarão a tomar decisões no processo de gestão de nossa universidade comunitária”, afirma o reitor.
Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues | Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223