notícias colégio
Notícias
10 de março de 2017

Reitor da UNIFEBE participa de audiência com o Ministro da Educação em Brasília

Nos dias 7 e 8 de março, representantes da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Acafe estiveram em Brasília propondo demandas em prol das universidades comunitárias junto ao Fórum Parlamentar Catarinense e ao Ministério da Educação.

A comitiva Acafe foi formada pelo reitor da Unisul Sebastião Salésio Herdt, atual presidente da entidade, pelo reitor da UNIFEBE Günther Lother Pertschy, vice-presidente da Acafe, pelos reitores da Unoesc, Unochapecó, Unibave e demais representantes da associação.

— A nossa ida a Brasília foi um evento de grande sucesso. No primeiro dia, além de visitas de articulação com vários deputados federais e senadores catarinenses, também participamos do lançamento da Frente Parlamentar em Prol às Comunitárias, que é uma iniciativa dos catarinenses e irá se estender para as bancadas de outros estados em prol desse terceiro modelo de instituição de ensino superior do Brasil — explica o reitor Pertschy.

MEC

Em audiência com o Ministro da Educação José Mendonça Bezerra Filho, foi debatido sobre a Regulamentação da Lei das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES), com o intuito do acesso aos editais estruturantes do governo, utilização de vagas do Sistema na concessão de bolsas federais, acesso a emendas parlamentares e outras parcerias com o governo federal.

Entre as reivindicações apresentadas, estão: o prazo de parcelamento do PROIES – elevação de 15 para 20 anos – Lei 12.688/12; inclusão no público-alvo, ampliação dos cursos técnicos e de graduação a distância; elevação da renda per capita do estudante de 1,5 salários mínimos para 3 salários mínimos; retorno da ICES ao Sistema Estadual de Ensino – Conselho Estadual de Educação e a Regulamentação da Lei das Comunitárias – 12.881/13.

— O ministro novamente realçou a sua solidariedade e apoio sem nenhum tipo de restrição para que concretizemos a questão da regulamentação da Lei das Comunitárias. Agora, o trabalho é com a nossa bancada catarinense para dar continuidade ao processo por meio da legislação no sentido de fazer isso se tornar efeitivo — afirma o reitor.

O ministro foi objetivo e transparente na resposta aos parlamentares e reitores presentes.

— O Brasil seria outro, se tivesse reproduzido esse modelo de universidades comunitárias nacionalmente. Esse é um modelo mais econômico, mas viável e mais flexível, mas não foi adotado esse caminho — diz.

Mendonça Filho sugeriu, inclusive, que haja uma mobilização da bancada catarinense com o presidente da República e com o Ministro da Fazenda para obter respostas efetivas.

— Para fazer prevalecer essa vontade que já existe, afinal, o argumento posto é um argumento que eu abraço com absoluta convicção — justifica.

Estiveram presentes na reunião os senadores Paulo Bauer e Dario Berger, as deputadas Carmen Zanotto e Geovania de Sá, os deputados, João Paulo Kleinubing, Espiridião Amin, Ronaldo Benedet, Mauro Mariani, Jorginho Melo e Marco Tebaldi, o secretário de Estado de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, e assessores parlamentares.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Assessoria de Comunicação Social/UNIFEBE
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Postagens relacionadas

Alunos de Pedagogia realizam Contação de Histórias no CEJA

Alunos de Pedagogia realizam Contação de Histórias no CEJA


20 de junho de 2012
Acadêmicos de Ciências Contábeis apresentam trabalhos de Conclusão de Curso
UNIFEBE

Acadêmicos de Ciências Contábeis apresentam trabalhos de Conclusão de Curso


10 de dezembro de 2014
UNIFEBE promove maior evento da região para estudantes de Ensino Médio

UNIFEBE promove maior evento da região para estudantes de Ensino Médio


30 de setembro de 2013
Skip to content