notícias colégio
Notícias
07 de julho de 2011

Reitor faz balanço da viagem a Portugal

O reitor do Centro Universitário de Brusque – Unifebe, Günther Lother Pertschy, após retornar de Portugal, onde esteve em viagem oficial da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Acafe, fala sobre a viagem realizada no fim de junho, possibilidades de parceria e a realidade das universidades portuguesas.

De acordo com ele, foram visitadas diversas universidades, que embora públicas, cobram, no mínimo, mil euros anuais de cada aluno. "Lá as universidades se assemelham a Unifebe: públicas de direito privado. O sistema português é muito interessante, pois há uma participação do governo na gestão, em termos de recursos. Porém, o restante é por conta da universidade. Dessa forma, as instituições buscam parcerias, integração com outras universidades e com a iniciativa privada", revela.

Portugal é um país menor que Santa Catarina, mas com o dobro de população. Muitas coisas em relação à educação mudaram no país por conta do mercado comum europeu. Conforme o reitor, a infraestrutura das universidades portuguesas é fantástica. "Eles desenvolvem muita pesquisa e as universidades ficam em locais históricos e precisam proporcionar uma estrutura de recepção aos turistas", frisa Günther.

Ele também relata que durante a viagem teve contato com alunos da Unibave, de Orleans – SC, que estão há seis meses em Portugal. "Eles não pagam a mensalidade aqui no Brasil, e depois convalidam as disciplinas que cursaram lá. É o que queremos fazer aqui na Unifebe por meio de parcerias", pontua.

Segundo Günther, a viagem foi muito válida, pois além da integração entre reitores, algumas instituições formalizaram convênios e outros foram assinados pela Acafe. "São os acordos guarda-chuvas, como se fala. A Unifebe precisa primeiro se estruturar e regulamentar internamente essa questão para trabalhar dessa forma. Eles interpretam o nosso país como um continente. Para nós Portugal é a porta de entrada da Europa, e não entendo porque a relação entre os países não é maior", complementa.

Texto: Thayse Helena Machado
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Futsal é semifinalista no Torneio de Verão

Futsal é semifinalista no Torneio de Verão


23 de fevereiro de 2006
Calouros de Pedagogia participam de aula prática

Calouros de Pedagogia participam de aula prática


27 de março de 2008
UNIFEBE participa da Semana da Água promovida pelos municípios das bacias hidrográficas dos Rios Itajaí e Camboriú
Sustentabilidade

UNIFEBE participa da Semana da Água promovida pelos municípios das bacias hidrográficas dos Rios Itajaí e Camboriú


26 de setembro de 2023
Skip to content