notícias colégio
Notícias
13 de dezembro de 2012

Reitor participa de reunião com Secretário de Segurança

O secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, César Augusto Grubba, recebeu na tarde de quarta-feira, 12, em Florianópolis, uma comitiva formada por representantes de diversas entidades brusquenses, a qual foi organizada pela Associação Empresarial de Brusque – Acibr. O objetivo da reunião foi sensibilizar a cúpula da segurança catarinense para a necessidade de aumentar o efetivo do 18º Batalhão da Polícia Militar, que atualmente conta com 92 policiais e da 3ª Companhia de Bombeiros Militar da cidade, que opera com 31 bombeiros. Além de incrementar a vigilância do município com câmeras.


O reitor do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE foi nomeado pelas entidades para expor ao secretário os argumentos que justificam o aumento do efetivo na segurança de Brusque. De acordo com ele, a polícia da cidade atende uma área de 1.426 quilômetros quadrados entre Brusque, Gaspar, Guabiruba, Botuverá e Ilhota, o município é a 12ª maior cidade do Estado em população, possui o maior índice de veículos por pessoa e é a sétima cidade catarinense em consumo de energia. Günther ainda citou a questão topográfica da cidade, que dificulta o deslocamento de viaturas de emergência e a vulnerabilidade da região quanto aos desastres naturais, bem como, revelou que nos próximos dois anos 14 policiais devem se aposentar.


Falta recurso


Após a apresentação do reitor da UNIFEBE os representantes das demais entidades também se manifestaram e Grubba mostrou-se preocupado com a situação de Brusque, porém afirmou que no cenário estadual há municípios com uma realidade ainda mais difícil no que se refere ao efetivo da segurança. “É mais barato para o Estado investir em prevenção do que em repressão. Nós e o governador (Raimundo Colombo) sabemos que o efetivo é a maior demanda da Segurança e também que a tropa catarinense está envelhecida, porém o governo esbarra no orçamento”, ressaltou. “Assim que o grupo gestor autorizar, abriremos um novo concurso”, completou.


Durante o encontro o comandante geral da PM, coronel Nazareno Marcineiro, explicou ao grupo que os critérios utilizados para definir para onde são enviados os policiais concursados são: a concentração populacional, o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, a malha viária, os indicadores de criminalidade e o número de pessoas em cada local. “Brusque tem menos policiais que o necessário, mas em outros lugares é ainda pior. Tenho a esperança de que no ano que vem teremos reforços”, frisou concordando com o secretário.


Boas notícias


Além de elogiar a organização das entidades ao fazerem as solicitações o secretário Grubba anunciou que em 2013 a cidade de Brusque e outros 26 municípios estão com orçamento previsto para a instalação de câmeras de videomonitoramento urbano, sendo R$ 10 milhões o total de investimentos previstos. Segundo ele, o município receberá quatro bombeiros Militares e o mesmo número de policiais, estes, após a Operação Veraneio que termina em março.


Por escrito


Na oportunidade, dois ofícios assinados por 15 entidades de classe com as solicitações do grupo foram entregues ao secretário. Assinaram o pedido: o presidente da Acibr Edemar Fischer; o reitor do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE Günther Lother Pertschy; o presidente da Câmara dos Dirigentes Logistas – CDL Altamir Antônio Schaadt; presidente da Sindilojas Vanderlei Rogério de Limas; presidente do Sinduscon Ademir José Pereira; presidente do Sifitec Marcus Schlösser, presidente do Observatório Social Pedro Afonso Hoffmann, presidente do SIMMEBr e CESCB Ingo Fischer; coordenador do Núcleo Empresarial de Guabiruba Waldemiro Dalbosco, coordenador do Núcleo de Empresários de Botuverá Rosmar Fachini; presidente da UBAM Luis Carlos Schlindwein; presidente da OAB – Subseção Brusque Ricardo Viana Hoffmann; presidente da Associação Brusquense de Medicina – ABM Jonas K. Sebastiany; e a presidente do Sindivest Rita Cassia Conti.


Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Regional de Brusque, Jones Bósio, o prefeito eleito de Botuverá José Luiz Colombi e um representante do deputado Serafim Venzon.


Texto: Thayse Helena Machado
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

 

Postagens relacionadas

Estudantes praticam marketing de guerrilha no campus Santa Terezinha
UNIFEBE

Estudantes praticam marketing de guerrilha no campus Santa Terezinha


06 de julho de 2015
Inscrição no processo seletivo para novos ingressantes no Coro da Unifebe

Inscrição no processo seletivo para novos ingressantes no Coro da Unifebe


14 de fevereiro de 2012
Livro sobre Celso Bonatelli reúne fragmentos de sua trajetória em Brusque
Lançamento

Livro sobre Celso Bonatelli reúne fragmentos de sua trajetória em Brusque


02 de agosto de 2018
Skip to content