14 de junho de 2013

Reitor retorna de missão técnica visando parcerias com universidades irlandesas

O reitor do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, Günther Lother Pertschy, retornou da missão promovida pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Acafe com novidades para os estudantes. A viagem visou o intercâmbio cultural e científico com universidades de Londres, na Inglaterra e Dublin, na Irlanda.

A comitiva visitou Cambridge, The Old Schools, Institute of Continuing Education, University College Dublin, Trinity College Dublin, Dublin Institute of Techonology, Athlone Institute of Technology e University of Limerick. Além das universidades, o grupo ainda foi recebido na Embaixada do Brasil, em Londres. Um professor brasileiro que leciona na Universidade de Londres, Ronaldo Mota, os recepcionou na ocasião e passou instruções sobre a internacionalização e os formatos de atuação que se adequam às universidades do sistema Acafe.

Segundo o reitor, o grupo foi recebido em todas as instituições de uma forma muito calorosa, inclusive por brasileiros que exercem atividade profissional como docente ou funcionário técnico. “As pessoas responsáveis pelo programa Ciências sem Fronteiras nessas universidades demonstraram uma grande euforia em receber os estudantes brasileiros. A visita na Embaixada Brasileira também facilitou bastante a aproximação com essas instituições”.

Parcerias
A missão técnica teve como objetivo firmar parcerias e convênios com as universidades estrangeiras, além de realizar intercâmbio cultural e científico através das experiências desenvolvidas nessas instituições.

Günther afirmou que ficou impressionado com a infraestrutura das instituições visitadas. “Visitamos Cambridge que tem mais de 800 anos de fundação, que além de ser uma referência de educação também é histórica. Fiquei bastante impressionado com as universidades irlandesas que investem massivamente em tecnologia”, declarou.

“A Irlanda é um dos países mais procurados para investimento externo e com um mercado em expansão devido aos incentivos fiscais oferecidos pelo governo. As universidades ali recebem subsídios de empresas e também governamental. E são muito procuradas por estudantes do mundo todo, não apenas pelo custo acessível ao ensino, mas também por ser um polo em desenvolvimento”, afirmou.

Da visita à Irlanda, o reitor voltou com a intenção de prospectar parcerias com as universidades focadas nas áreas de Engenharia e Sistemas de Informação. “Essas universidades são referência em várias áreas, mas escolhemos essas por estarem mais próximas da nossa realidade. Além de enviarmos nossos acadêmicos para aprenderem, também queremos que docentes venham para partilhar o conhecimento na nossa instituição. Nosso setor de internacionalização será direcionado para contatar essas instituições", finalizou.

Texto: Elizandra Damasceno

Curso de Letras realiza Mostra dos Resultados das Atividades Práticas