notícias colégio
Notícias
02 de agosto de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Reitora da UNIFEBE acompanha assinatura da Lei que cria o Programa Universidade Gratuita em Santa Catarina

Evento foi realizado nesta terça-feira, 1º de agosto, em Florianópolis

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, representou a instituição nesta terça-feira, dia 1º de agosto, no ato de assinatura da Lei que cria oficialmente o Programa Universidade Gratuita em Santa Catarina. O documento foi sancionado pelo governador Jorginho Mello, em um evento no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, que reuniu autoridades, comunidade e estudantes de instituições comunitárias e privadas.

Com a sanção, nos próximos dias a Secretaria de Estado da Educação (SED) deve publicar a regulamentação e o edital para cadastramento das instituições e, na sequência, dos estudantes. A classificação dos contemplados pelo Programa será estabelecida conforme índice de carência do estudante.

A expectativa do governo é que até outubro os pagamentos sejam iniciados, sendo realizados de forma retroativa ao início do segundo semestre de 2023. Nesta primeira etapa de implantação, o Programa Universidade Gratuita deve beneficiar mais de 28 mil estudantes, chegando a mais de 70 mil em 2026.

“Não estamos falando aqui só de educação superior, que já seria uma grande conquista. Nós estamos elevando a régua da Educação, da formação profissional, do mercado de trabalho. E, considerando as contrapartidas, os reflexos se estendem a todo ensino nas nossas escolas. E isso sem falar nas universidades particulares e na devolução em forma de serviços à sociedade. É uma ação que só tem reflexos positivos e vai tornar Santa Catarina case nacional em ensino”, disse o governador Jorginho Mello.

Para a reitora da UNIFEBE, o dia é bastante representativo para todos. “O incentivo ao ensino superior é também propulsor do desenvolvimento social e econômico de todas as regiões do Estado. O Programa oportunizará que muitas pessoas realizem o sonho de cursar uma Graduação e, consequentemente, devolvam à comunidade todo esse investimento”, enfatizou a professora Rosemari Glatz.

Saiba mais
De acordo com a Secretaria de Educação do Estado, para concorrer ao benefício é necessário que o estudante esteja regularmente matriculado nas instituições de ensino participantes, seja natural de Santa Catarina ou resida há mais de cinco anos no estado, contando retroativamente desde o ingresso na universidade. Além disso, será necessário que o aluno esteja cursando sua primeira Graduação com recursos públicos estaduais.

Como contrapartida, os contemplados pelo Programa deverão ter aprovação em, pelo menos, 75% das disciplinas, e prestem 20 horas por mês de serviços à população, ao longo de toda a Graduação ou até dois anos depois de formados. As regras completas podem ser conferidas no FAQ do Universidade Gratuita.

Na ocasião, além do Programa Universidade Gratuita, o Governo sancionou o Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes), que visa democratizar o acesso ao ensino superior em todo o estado.

Na foto, a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, ao lado do secretário de educação, Aristides Cimadon, e do presidente do Conselho Estadual de Educação, Osvaldir Ramos. 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Acadêmicas representam a Unifebe em mais uma edição do SCMC

Acadêmicas representam a Unifebe em mais uma edição do SCMC


21 de maio de 2009
Liberada a 2ª parcela da Bolsa do Artigo 170 – 2010.2

Liberada a 2ª parcela da Bolsa do Artigo 170 – 2010.2


29 de outubro de 2010
Estudantes de Graduação têm até dia 20 de fevereiro para concorrer à Bolsa Mérito
UNIFEBE

Estudantes de Graduação têm até dia 20 de fevereiro para concorrer à Bolsa Mérito


12 de fevereiro de 2021
Skip to content