notícias colégio
Notícias
05 de abril de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Marcelo Gouvêa

Reitora da UNIFEBE acompanha comitiva alemã em reunião na AMVE

Agenda integrou a programação de comemoração dos 200 anos da imigração alemã no Brasil

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, acompanhou nessa sexta-feira (5), a comitiva de autoridades do Distrito de Karlsruhe e da cidade de Karlsdorf-Neuthard, na Alemanha, em reunião realizada em Blumenau, com os prefeitos membros da Associação de Municípios do Vale Europeu – AMVE.

Na ocasião, representantes dos 14 municípios receberam os alemães que vieram a Santa Catarina para celebrar os 200 anos de imigração alemã no Brasil. A reunião integra a programação oficial das comemorações alusivas à marca e contou com a presença da Comissão Organizadora.

Durante o encontro, os prefeitos relataram sobre as cheias que assolaram a região do Médio Vale do Itajaí no ano passado e o processo de reconstrução dos municípios. Além dos problemas comuns entre as regiões brasileira e alemã foi abordada a possibilidade de desenvolvimento de projetos buscando soluções conjuntas e o estreitamento de relações para iniciativas de integração cultural, preservação de documentos históricos, pesquisa genealógicas e turismo.

“A UNIFEBE, como instituição de ensino comunitária, também se coloca à disposição para contribuir com conhecimento científico nesses projetos, envolver professores e ultrapassar as fronteiras territoriais e, principalmente, das salas de aula. Sabemos da importância desse trabalho coletivo, visando à troca de conhecimento e tecnologia, além do apoio em projetos nas áreas de defesa civil, mobilidade, turismo e cultura”, destacou a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

A reunião ainda possibilitou o contato para a prospecção de novos projetos em conjunto, visando futuras parcerias entre municípios da região brasileira e do distrito alemão. Entre os representantes locais no encontro também estiveram o prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, o superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Brusque, Cristiano Olinger e o presidente da Associação Catarinense de Intercâmbio Cultural (ACIC), Valdir Riffel.

A parceria
O atual intercâmbio existente entre Santa Catarina e a Alemanha foi impulsionado com a constituição da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura – ACIC, fundada em 2007, em Guabiruba. No mesmo ano, também foi fundada a Badisch-Südbrasilianische Gesellschaft – BSG, na cidade de Karlsdorf-Neuthard, no estado alemão de Baden-Württemberg. A partir de então, a BSG tem atuado para manter os bons contatos existentes entre entidades culturais do Norte de Baden e os descendentes de imigrantes badenses residentes em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. De forma institucional, ACIC e BSG incentivam e promovem contatos entre Santa Catarina e Baden, no sul da Alemanha.

Nesse sentido, a AMVE agradeceu as duas instituições por trabalhar na preservação da cultura, da história e por contribuir com a região do Médio Vale nos âmbitos sociais, educativos e econômicos.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Iniciam palestras da campanha Sinal Verde para a Educação no Trânsito

Iniciam palestras da campanha Sinal Verde para a Educação no Trânsito


22 de junho de 2012
Curso de Letras promove III Mostra de Projetos

Curso de Letras promove III Mostra de Projetos


05 de julho de 2006
Tese de Doutorado de professor é defendida em Florianópolis
UNIFEBE

Tese de Doutorado de professor é defendida em Florianópolis


22 de janeiro de 2019
Skip to content