13 de maio de 2013

Relação entre pais e filhos é tema de jornada

Evento abordará novos estudos e pesquisas sobre o período que compreende desde a concepção até os cinco anos de vida da criança

O curso de Psicologia do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promove nos dias 17 e 18 de maio, a “Jornada sobre o desenvolvimento humano e assistência humanizada à mulher e à família no início da vida” composta por diversas palestras. O evento é gratuito, aberto a toda comunidade e será realizado no anfiteatro da instituição, no centro de Brusque. As inscrições podem ser feitas pelo site unifebe.edu.br.

A palestra de abertura inicia às 19h, e será ministrada pelo médico obstetra, Ricardo Jones, de Porto Alegre com o tema Humanização no nascimento, assistência à mulher e família no início da vida e parto humanizado hospitalar. Às 20h45 a relações públicas da Maternidade e Hospital Evangélico de Brusque, Bruna M. Cardoso, que falará sobre o trabalho desenvolvido no hospital e suíte de parto natural e humanizado.

No dia 18, o evento acontece nos períodos matutino e vespertino, com início às 8h. A primeira palestrante será a enfermeira Carmem Delviozo da Rede Cegonha de Florianópolis, que falará sobre A assistência ao nascimento na rede pública. Em seguida, a psiquiatra Eleanor Madruga Luzes, do Rio de Janeiro, abordará o tema O desenvolvimento e o investimento parental no início da vida e os reflexos no ser humano adulto. À tarde, haverá o Lançamento do livro Entre orelhas – histórias de parto de Ricardo Jones e mais duas palestras: apresentação do trabalho desenvolvido pelo grupo Mãe Canguru de Blumenau, por Larissa da Silva, Assistência humanizada no nascimento baseada em evidências científicas, com o obstetra Pablo de Queiroz Santos, de Florianópolis. A palestra de encerramento será com a parteira mexicana Naoli Vinaver, que abordará o tema Experiências com mulheres no processo do nascimento.

Curso

Quem tiver interesse no tema: Novos horizontes no tratamento com bebês também pode se inscrever para o curso que será ministrado no dia 17 de maio, das 13h30 às 17h, no Anfiteatro da UNIFEBE, pela psiquiatra Eleanor Madruga Luzes.

Os ingressos para o curso custam R$ 100, mas enfermeiros e estudantes pagam metade do preço. Para garantir uma vaga basta efetuar um depósito identificado no Banco do Brasil, agência 0401-4, conta 63.717-3 e enviar comprovante para o e-mail gerandonovasvidas@gmail.com. Os ingressos podem ser adquiridos na hora, mas quem garantir a vaga antecipadamente receberá certificado de participação.

Para o coordenador do curso de Psicologia da UNIFEBE, Ademir Bernardino, o evento aproximará ainda mais o curso da comunidade. “Abordaremos a atenção da comunidade para o período perinatal (concepção até cinco anos de idade), as redefinições apresentadas por novos estudos e pesquisas sobre essa fase do desenvolvimento na relação pais e a criança. Condições precárias de afeto nessa fase podem contribuir para manifestações de comportamentos antissociais posteriores”, salienta.

“Temos certeza de que o evento será um sucesso, pois abordaremos temas de interesse de toda a comunidade. Todos estão convidados a participar”, finaliza.

São parceiros do evento a Prefeitura de Brusque, a Maternidade e Hospital Evangélico, Sistema Único de Saúde – SUS, Nascendo em Família, Soroptimistas e do Espaço Gerando Novas Vidas.

Mais informações 47-3211-7227 ou extensao@unifebe.edu.br

Texto: Thayse Helena Machado

Últimos dias para se inscrever na Seleção pelo Histórico Escolar para 2010/1

11 de dezembro de 2009