Skip to content
notícias colégio
Notícias
11 de setembro de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Releituras de obras de arte são transformadas em maquetes por estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Materiais estão sendo expostos na entrada da Biblioteca Padre Orlando Maria Murphy

A exposição em frente à Biblioteca Padre Orlando Maria Murphy, no Bloco C, é um convite a visualizar grandes obras de arte de uma maneira diferente. As maquetes, criadas pelos acadêmicos da 2.ª fase de Arquitetura e Urbanismo, são uma releitura de quadros famosos, como a Persistência da Memória, de Salvador Dali, e Quarto em Arles, de Van Gogh. A exposição é fruto de uma atividade realizada no componente curricular de Maquetaria, ministrado pela professora Alexssandra da Silva Fidelis.

“Essa é a primeira maquete que os acadêmicos desenvolveram na Graduação e, para isso, eles precisam entender alguns processos técnicos e desenvolver habilidades. Então, o fato de selecionarem uma obra de arte e depois realizarem uma interpretação dela e aí desenvolverem uma maquete volumétrica inspirada nessa obra de arte, faz com que eles desenvolvam habilidades cognitivas como a linguagem, criatividade e planejamento, por exemplo”, esclarece a professora.

Para chegar ao resultado final, os alunos foram provocados e, instigados a explorar habilidades, encontraram soluções inusitadas para a representação tridimensional das obras de arte. Alguns aspectos técnicos também foram desenvolvidos e a capacidade de planificar e montar as formas, assim como garantir o bom acabamento da maquete, foram essenciais nesta atividade. “É uma atividade bastante técnica, embora o aspecto lúdico se destaque. O resultado fala por si, e a qualidade das maquetes demonstra o comprometimento de cada acadêmico no desenvolvimento do trabalho”, complementa a professora.

A obra Os Girassóis, de Van Gogh, foi retratada pelo acadêmico Juliano Alexandre de Oliveira. O estudante revela que o maior desafio foi representar de uma forma que as pessoas relacionassem a maquete com a obra do artista neerlandês. “Para isso, tomei cuidado de representar as pinceladas marcadas que Van Gogh deixava em seus quadros, tentei trazer de forma leve o papel. Pensando nesse trabalho, vejo o impacto que ele causa na minha futura formação, o qual desde já tomar cuidado e prestar atenção nos detalhes. Além disso, vejo a relevância de relacionarmos arte, criatividade e arquitetura. Com esses três quesitos conseguimos ressignificar e executar grandes projetos”, avalia o acadêmico.

As maquetes criadas pelos estudantes ficarão expostas até no dia 17 de setembro.
Prestigie!

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Workshop instiga estudantes de Pós-graduação a revisitarem conhecimentos adquiridos ao longo da especialização
Prática

Workshop instiga estudantes de Pós-graduação a revisitarem conhecimentos adquiridos ao longo da especialização


12 de maio de 2023
UNIFEBE e Colégio UNIFEBE atualizam serviço de Achados e Perdidos
UNIFEBE

UNIFEBE e Colégio UNIFEBE atualizam serviço de Achados e Perdidos


17 de abril de 2025
Programação do 1º Seminário Científico do curso de Tecnologia em Turismo

Programação do 1º Seminário Científico do curso de Tecnologia em Turismo


24 de novembro de 2004
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.