31 de maio de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Alunos do Colégio UNIFEBE participam de bate-papo com YouTuber da área científica

Canal de Pedro Loos tem mais de três milhões de inscritos e aborda diariamente assuntos relacionados à ciência

Estudantes do 1º e do 3º ano do Colégio UNIFEBE participaram de um bate-papo com o Youtuber e físico Pedro Loos, do canal “Ciência Todo Dia”, que conta com mais de três milhões de inscritos e aborda diariamente assuntos relacionados à ciência. Um grupo de alunos do Terceirão apresentou a Pedro um projeto de pesquisa que envolve Paradoxo de Fermi, Equações de Drake e Sinal Wow, temas que são amplamente discutidos pelo brusquense em seu canal.

“Foi muito difícil conseguir uma vaga na agenda do Pedro Loos, hoje ele é uma figura reconhecida nacionalmente por ser um grande divulgador científico. Ele ter nos privilegiado com sua presença, e compartilhar um pouco do seu conhecimento, exerce uma influência muito positiva nos estudantes e os motiva a querer continuar pesquisando. Seus vídeos são muito didáticos e sempre deixam mais perguntas. São pessoas como ele que fomentam a curiosidade dos adolescentes e jovens sobre assuntos científicos”, comenta a professora Simone Sobieczak, idealizadora do encontro.

O aluno Ranieri Zuge Souza explica que o projeto elaborado é extenso e visa analisar amplamente a astrobiologia moderna, propondo uma hipótese para solucionar o problema de retorno do Sinal Wow, uma das maiores incógnitas sobre o tema. “Poder discutir as hipóteses que nós mesmos criamos com alguém com um conhecimento tão amplo sobre o assunto foi esclarecedor e auxiliou bastante no nosso projeto”, salienta.

Os estudantes do Colégio UNIFEBE desenvolvem um projeto de pesquisa envolvendo Matemática, Física e Química, durante os três trimestres do ano. No primeiro trimestre, eles elaboram o problema de pesquisa, objetivos, justificativa e com isso escrevem a introdução da pesquisa. No segundo trimestre desenvolvem o referencial teórico, estado da arte e procedimentos metodológicos. Já no terceiro, os jovens apresentarão seus trabalhos na Feira Científica e irão concluir as pesquisas com os resultados e conclusão.

UNIFEBE é palco para debate sobre reforma do Ensino Médio
UNIFEBE