notícias colégio
Notícias
16 de dezembro de 2009

Representantes da Unifebe no SCMC preparam coleção para desfile

As egressas do curso de Design de Moda, Fernanda Vieira de Souza da Cunha e Karoline da Silva, representantes da Unifebe na 5ª edição do Santa Catarina Moda Contemporânea – SCMC, estão preparando uma coleção temática que será apresentada no desfile final do projeto, em março de 2010. Todo o trabalho de pesquisa, busca de conceitos e criação das peças é orientado pelo diretor criativo do SCMC, o estilista Mário Queiroz, que se encontra com a dupla mensalmente. O último encontro de 2009 aconteceu no dia 15 de dezembro, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, de Blumenau.

O SCMC é um projeto pioneiro na América e vem transformando o mercado de moda catarinense através da união entre Instituições de Ensino, indústrias e alunos. O projeto visa integrar os futuros profissionais com o mercado através do contato com as empresas, incentivando a troca de experiências para o fortalecimento do setor têxtil. Ao longo de um ano, estudantes, empresários, empresas e instituições participam de várias atividades, são elas que proporcionam aos alunos o envolvimento com a empresa designada e possibilitam a criação em conjunto das coleções conceituais. Ao final de um ciclo de trabalho, os alunos apresentam os trabalhos em um grande evento.

A dupla representante da Unifebe está trabalhando em parceria com a empresa blumenauense Tecnoblu – renomada pela produção de etiquetas, tags, apliques, entre outros aviamentos para grandes marcas nacionais. A coordenadora do Departamento de Criação da Tecnoblu, Carolina Anna Schuh, destaca que as atividades do SCMC fomentam uma troca permanente de novidades e conhecimento. Ela participa dos encontros mensais com a dupla e o estilista Mário Queiroz, sempre dando dicas e opinando a respeito da aplicabilidade dos projetos e criações expostos, a partir da realidade da empresa. "Elas trazem muitas idéias, inovação e carregam neste processo, a personalização da marca. Nossas expectativas para o desfile final são as melhores possíveis", destaca. 

A coordenadora do curso de Design de Moda da Unifebe, Graziela Morelli, que orienta as egressas, explica que primeiramente foi realizada uma pesquisa para identificar as necessidades da empresa. A partir daí, buscou-se desenvolver um tema e conceito de coleção que explore um novo nicho de mercado, dentro das potencialidades e perfil da empresa.

Queiroz acrescenta que um processo é sempre composto de erros e acertos, e que é fundamental pesquisar, criar, testar e desenvolver. Em relação aos encontros mensais e o desafio de orientar os grupos das Instituições de Ensino participantes no SCMC, ele responde: "Meu maior desafio é ajudar sem interferir diretamente no trabalho. Ver o trabalho crescendo é muito gratificante. A transformação da empresa e dos demais profissionais e alunos envolvidos com o projeto é imensurável".

As representantes da Unifebe foram selecionadas no início do ano, quando ainda eram estudantes. Hoje, depois de formada e atuando no mercado de trabalho, Fernanda acredita que a participação no SCMC contribui muito para sua evolução. "O projeto me proporciona a oportunidade de criar coisas que jamais pensei. É um verdadeiro laboratório, posso desenvolver coisas diferentes e ainda conto com a orientação de grandes profissionais".

A dupla deverá trazer toda a coleção criada na próxima reunião, em fevereiro de 2010. De acordo com o diretor criativo do SCMC, no primeiro encontro do ano que vem será trabalhada a questão da produção de moda.

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
Texto e fotos: Natália Uriarte Vieira

Postagens relacionadas

Agenda da Semana – De 09 a 14 de fevereiro

Agenda da Semana – De 09 a 14 de fevereiro


06 de fevereiro de 2015
Relação de acadêmico com incoerência no cadastro ou ausência de documentos – Art.170 – 2011.2

Relação de acadêmico com incoerência no cadastro ou ausência de documentos – Art.170 – 2011.2


26 de agosto de 2011
Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão é sucesso na Unifebe

Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão é sucesso na Unifebe


24 de outubro de 2008
Skip to content