Os intercambistas alemães de Karlsruhe chegaram ao Brasil no dia 23 de outubro e desde então participam de diversas atividades culturais, lazer e visitas com o objetivo de estreitar laços entre os dois países. Na segunda-feira, 27, o grupo visitou o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE e se divertiu customizando bolsas, dançando zumba e com um jantar italiano.
Na ocasião, o Secretário Regional de Educação da Região de Karlsruhe, Bernhart Boeser, conversou com os acadêmicos do curso de Pedagogia da UNIFEBE. O secretário explicou como é organizado o sistema de ensino alemão e falou sobre a formação dos professores.
Segundo Boeser, as responsabilidades legislativas e administrativas sobre a educação cabem aos Estados. Ao Governo Federal, cabe a legislação sobre os princípios gerais da educação superior, da pesquisa científica e do treinamento vocacional que se faz fora do sistema formal.
“Ele explicou que a escolarização é obrigatória e gratuita, mas também existem as escolas particulares. As crianças começam a estudar a partir dos seis anos e a vida escolar deve durar, no mínimo, nove anos. Depois, são mais três anos em escolas vocacionais de tempo parcial”, conta a coordenadora de Pedagogia, Marcilene Pöpper Gomes.
As disciplinas lecionadas na região são: Alemão, Instrução Religiosa, História, Geografia, Ciências, Aritmética, Música, Arte, Desenho e Educação Física e o número de horas aulas semanais varia de 30 a 33 horas.
Para a coordenadora, a conversa foi um momento importante para o curso. “É importante ter a oportunidade de refletir sobre os sistemas de ensino de outros países. Lembrando que já começaram as aulas para o curso de extensão visando à viagem a Portugal, prevista para abril de 2015. Estas ações reforçam o processo de internacionalização no curso de Pedagogia e visam ampliar a qualidade do ensino e a profissionalização dos docentes”, afirma Marcilene.
Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223