05 de setembro de 2023
Olga Luisa dos Santos

Semana Acadêmica promove integração entre acadêmicos de Psicologia

Evento foi realizado entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro

O Centro Acadêmico do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), em parceria com a coordenação do curso, promoveu entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, sua tradicional Semana Acadêmica.

O evento, realizado com o intuito de aproximar e integrar os estudantes de todas as fases, contou com palestras e oficinas voltadas às diversas áreas de atuação profissional. Na abertura, os acadêmicos participaram da palestra “A Psicologia na promoção e defesa dos Direitos Humanos”, com o psicólogo Daniel Kerry.

“O primeiro dia de programação trouxe um tema que é transversal e perpassa todas as demais áreas em que a Psicologia se faz presente. Os Direitos Humanos estão explícitos e implícitos em todos os componentes curriculares do curso e estão intrínsecos no papel social da profissão”, elucida a coordenadora do curso, professora Andreia Martins.

Para aproximar os estudantes dos egressos e do mercado de trabalho, na quinta-feira, dia 31 de agosto, a Semana Acadêmica contou com oficinas e workshops. No auditório do Bloco E, “A pluralidade da prática clínica: Inconsciente, gênero, raça, classe e…”, foi o tema da oficina com o egresso Pedro Eccher e com o professor Gustavo Angeli. Já a egressa Marcieli Dácio, ministrou no Laboratório de Dinâmicas, a oficina “Psicologia: Quem é você?”.

O papel do CAPS como política pública em saúde mental também foi um dos assuntos abordados na conversa entre a egressa Izadora Paulini e a acadêmica da 10ª fase, Julia Scheidt. Já a prática da pesquisa foi apresentada na oficina “Quem quer ser um cientista?”, com o egresso da primeira turma do curso, Gustavo Assi, e o professor do curso, André Thieme. Os acadêmicos também puderam aprender sobre as “Particularidades da clínica com crianças e adolescentes”, com a egressa Cristiane Quinelato.

A programação da Semana Acadêmica foi encerrada na sexta-feira, dia 1º de setembro, com a palestra da egressa Samara Heil, que falou sobre a tecnologia como aliada na promoção do bem-estar das organizações. A estudante da 8ª fase e presidente do Centro Acadêmico de Psicologia, Maria Clara Pereira de Brito, destaca que a Semana Acadêmica é um evento muito aguardado pelos próprios alunos e que propõem agregar à formação dos futuros profissionais.

“A Psicologia é uma área bastante abrangente, mas às vezes como estudantes ficamos muito presos à ideia de que ela está ligada apenas à saúde mental. Então nosso objetivo como Centro Acadêmico, além de criar um vínculo entre as turmas, é propor para todos os estudantes uma nova aprendizagem, uma nova visão, que vai além daquilo que aprendemos na sala de aula”, complementa.

Após a palestra, o curso premiou os alunos destaques no primeiro semestre de 2023 e promoveu uma confraternização entre todos os presentes.

Confira as fotos da Semana Acadêmica de Psicologia:

Design de Moda apresenta desfile em parceria com Aradefe Malhas
Criatividade

Design de Moda apresenta desfile em parceria com Aradefe Malhas

26 de junho de 2018
Acadêmicos conhecem empresa especializada em Tecnologia da Informação para o mercado de saúde
Visita técnica

14 de maio de 2018
Representantes do Centro Acadêmico de Psicologia são eleitos entre os estudantes do curso
Psicologia

22 de agosto de 2022