09 de abril de 2010

Unifebe e Havan discutem qualificação profissional

O empresário Luciano Hang, proprietário da Rede de Lojas de Departamento Havan, visitou a Unifebe – Centro Universitário de Brusque, acompanhado de representantes de sua equipe, na quarta-feira, dia 7. O grupo foi recepcionado pela administração superior e pelos coordenadores de cursos da Instituição. A importância da qualificação profissional e da identificação de perfis alinhados às vagas disponíveis no mercado de trabalho foram alguns dos assuntos discutidos na reunião, a fim de estabelecer uma parceria entre Unifebe e Havan.

A reitora, profª. Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, disse ao grupo de executivos que é uma honra recebê-los na Instituição. Na oportunidade, foi exposto um panorama das ações e projetos institucionais.

Hang falou que, seu empreendimento está crescendo muito, está prevista a construção de novas lojas e até o final do ano a expectativa é de atingir 4 mil funcionários na rede. Por isso, o grupo resolveu buscar o apoio da Unifebe, na busca por profissionais qualificados e, principalmente, com perfil executivo: "A nossa base está comprometida, queremos incentivar as pessoas que já trabalham conosco, mas também desejamos oxigenar a rede com gente nova. Vejo que muitas pessoas vêm para a Unifebe vislumbrando tornar-se melhor. São exatamente esses perfis que quero conosco, pessoas com vontade de crescer", explica.

O empresário acrescentou que da forma que o Brasil está crescendo, o mercado já identifica uma carência significativa de mão-de-obra qualificada. Segundo ele, o caminho para atender esta demanda é estudar, pois só assim as pessoas crescem e ultrapassam suas limitações, passando a enxergar mais longe.

A reitora lembrou que o problema da qualificação profissional começa no momento em que a sociedade civil organizada relega a segundo plano a questão da qualidade do ensino de base prestado no Brasil. "Em respeito aos jovens, e na tentativa de suprir suas deficiências em relação à formação inicial, a Unifebe se esforça no sentido de promover no ensino de terceiro grau múltiplas oportunidades que possam compensar essa defasagem, com alternativas que permitem ao aluno crescer pela via do conhecimento", explicou.

O encontro resultou na abertura de um canal de comunicação entre a Instituição e a empresa permitindo que para o futuro sejam desenvolvidas diferentes formas de parceria tais como, a criação de programas de trainee, diferentes tipos de formação no modelo In Company, além de outros. A Unifebe comprometeu-se a divulgar entre seus acadêmicos as vagas em aberto nos diferentes campos de atuação que lhe serão informadas pela empresa.

Texto e fotos: Natália Uriarte Vieira

Observatório Social de Brusque se reúne com coordenadores de cursos