notícias colégio
Notícias
28 de setembro de 2012

Semana de Educação Física finaliza ciclo de palestras

A VII Semana Acadêmica de Educação Física do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE terminou seu ciclo de palestras com um relato de experiência sobre a Educação Física na Educação Básica. Estiveram presentes para debater sobre o assunto os profissionais Patrícia Floriani, professora no Colégio Cultura, Denis Willian Gripa, professor na Escola Ivo Silveira e no Sesi e o professor Alexandre Melzi Witkowsky da Escola Alberto Pretti. O professor Adonis Marcos Lisboa atuou como mediador.


Na noite de quarta-feira, 26, Sexualidade e Gênero foi o tema da palestra da Semana Acadêmica de Educação Física. O ministrante, professor Fernando Cardoso, abordou a questão da importância de trabalhar a identidade de gênero na formação do profissional de educação física. “Precisamos compreender os conceitos de identidade e a sua aplicação no cotidiano. E o primeiro passo é desmitificar a perfeição da natureza, pois nem sempre ela acerta. O corpo humano é uma mescla biológica de homem e mulher, no princípio da concepção todo feto carrega mais características femininas que masculinas. O processo de produção de testosterona para o feto depende da capacidade da mãe produzir esse hormônio e seu estado emocional e psicológico pode afetar essa produção”, afirmou.


Outra questão abordada foi sobre o que é ensinado nas escolas e como os alunos conseguem se identificar quanto ao gênero e ao sexo. A orientação do gênero e a orientação sexual constituem a identidade sexual de cada indivíduo. “A orientação do gênero é desenvolvida no ser humano desde que ele nasce quer seja pela religião, pela família ou pela sociedade. Cria-se uma expectativa social em cima do gênero não dando muita opção de escolha ao indivíduo. Tanto o menino quanto a menina têm que se adaptar aos papéis estipulados pela sociedade”.


A palestra de abertura da Semana Acadêmica abordou o tema “Natação para atletas paralímpicos e alto rendimento”, com o professor Leonardo Ristow, da Viva Sport Academia. O palestrante é egresso da UNIFEBE, especialista em Fisiologia do Exercício, tem experiência como técnico do atleta paralímpico Matheus Rheine Corrêa de Souza, que disputou os Jogos Paralímpicos de Londres neste ano. Durante a palestra ele demonstrou aos alunos questões técnicas de como preparar um atleta de alto rendimento e suas implicações.


No dia 28, está prevista uma atividade de encerramento nas dependências do Sesi.


Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

 

Postagens relacionadas

Alunos de Publicidade discutem marcas com agência local
UNIFEBE

Alunos de Publicidade discutem marcas com agência local


23 de agosto de 2016
Inscrições abertas para Bolsa de Estudo do Artigo 171

Inscrições abertas para Bolsa de Estudo do Artigo 171


16 de abril de 2009
Vacina contra gripe H1N1 para adultos de 20 a 29 anos

Vacina contra gripe H1N1 para adultos de 20 a 29 anos


06 de abril de 2010
Skip to content