04 de novembro de 2010

Semana de Sistemas de Informação aborda perspectivas para setor

A primeira noite da VIII Semana de Sistemas de Informação, no auditório do Bloco C da Unifebe – Centro Universitário de Brusque, campus Santa Terezinha, contou com a presença do delegado em Santa Catarina da Sociedade Brasileira de Computação – SBC, professor Everaldo Artur Grahl, que palestrou sobre as "Perspectivas do Profissional de Tecnologia da Informação e Comunicação".

Conforme o delegado seu objetivo foi o de passar aos acadêmicos e membros da comunidade presentes uma ideia ampla sobre o perfil necessário para atuar no segmento. "Nos últimos anos o perfil do profissional vem mudando muito. Além de características básicas, como trabalho em grupo e conhecimento tecnológico, é preciso ficar atento ao que é novo", disse Grahl, que apresentou diversas estatísticas sobre a situação atual do mercado de trabalho.

"Os números são positivos. Há uma grande demanda de empregos na área de tecnologia. O que talvez seja preocupante é que o aluno terá que se moldar as novas características e perfil que o mercado exige. A oferta de emprego é crescente e não tende a estagnar", afirmou.

Egressa apresenta trabalho
A egressa do curso, Rosiane Constante, apresentou o seu Trabalho de Conclusão de Curso, com o título "Proposta de ações de segurança para a Unifebe, fundamentada na norma NBR ISO/IEC 17799". "Era uma necessidade da Instituição o levantamento de ações que teriam que ser tomadas de acordo com esta norma, que é um ponto de referência para quem trabalha com segurança nas organizações", comentou.

Rosiane enalteceu a ajuda do Núcleo de Informática durante o desenvolvimento do trabalho, já que os profissionais do setor responderam um questionário com cerca de 280 questões. "Não diagnosticamos um quadro de alto risco na Unifebe, o que faltava era documentação", concluiu.

Abertura
Durante a abertura do evento os participantes assistiram a um vídeo da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Acafe, que trata das instituições comunitárias, como é o caso da Unifebe.

Logo após, o coordenador do curso, Sergio Rubens Fantini, comentou que os temas abordados durante a Semana de Sistemas de Informação foram sugeridos pelos acadêmicos, através de uma pesquisa. "A intenção é trazer um pouco da realidade e daquilo que acontece nas organizações, onde são aplicadas as teorias. Esperamos que sejam três dias proveitosos para todos", declarou.

Antes do início das palestras foi apresentada aos alunos a nova diretoria do Centro Acadêmico de Sistemas de Informação – CAS (foto).

Segunda noite
Esta noite, a partir das 18h45, os participantes conferem uma palestra com o gerente de operações de Offshore da multinacional alemã T-Systems do Brasil, Frank Wegmann, que apresentará o tema Serviços Offshore. Na sequência o analista de desenvolvimento em Tecnologia da Informação da Prowy Informática, Michael Willi da Silva Streidl, abordará o tema "Alavancando sua carreira com as melhores práticas de gestão de serviços de TI com a utilização do ITIL – procedimentos para o suporte nas operações da gestão de TI".

Serviço:
O que? VIII Semana de Sistemas de Informação da Unifebe
Quando? De 3 a 5 de novembro
Que horas? Às 18h45
Onde? No auditório da Unifebe, campus Santa Terezinha
Quanto? Entrada gratuita

Texto: Thayse Helena Machado

Unifebe reúne empresários em palestra de Estela Benetti

13 de maio de 2010
Inscrições abertas para bolsa de vagas remanescentes

26 de julho de 2011
Final do Quiz UNIFEBE será na próxima quarta-feira (13)