notícias colégio
Notícias
03 de junho de 2014

Semana do Meio Ambiente é destaque na UNIFEBE

O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promoveu na noite de segunda-feira, 2, a abertura da “Semana do Meio Ambiente” com a palestra “Antártica: uma abordagem ecológica”, do professor Joaquim Olinto Branco. O evento reuniu acadêmicos, professores e comunidade no auditório do bloco C, campus Santa Terezinha.

O palestrante compartilhou sua experiência como pesquisador brasileiro que foi à Antártica e presenciou os preparativos, conhecimento e desenvolvimento de uma pesquisa. “Mostrei o que estamos pesquisando lá, toda a metodologia, ecologia e população de animais, por exemplo. Essa pesquisa relata a caracterização da fauna e a ecologia do continente Antártico. Nosso país tem tecnologia e conhecimento para estarmos em situações de dificuldade em ambientes extremos”, conta.

Na terça-feira, 3, um dos destaques da noite fica com o lançamento do livro “Ambientalização nas Instituições de Educação Superior no Brasil: caminhos trilhados, desafios e possibilidades” que tem a professora Mara Lúcia Figueiredo como uma de suas organizadoras. O material é lançado em conjunto pela UNIFEBE, Univali, USP e Unisinos. Após o lançamento, será realizada uma mesa-redonda com o tema do livro.

O objetivo da semana é promover o debate sobre os problemas ambientais de Brusque e região, que são afetadas anualmente por desastres naturais devido às suas condições geográficas, além de mostrar à comunidade como os cursos da instituição estão inseridos nessa realidade.

Na quinta-feira, o promotor de Justiça da 5ª vara criminal de Brusque, Cristiano José Gomes, participa de uma mesa-redonda com os professores Anna Mattoso Camargo, Ivan Burgonovo e Tamily com o tema “Crimes ambientais”. O encerramento da semana será realizado com a palestra “Resíduos sólidos e o lixo eletrônico”, com Steve Rae e Mark Jacobowitz Rae da empresa Compuciclado.

Coleta de lixo eletrônico

Até quinta-feira, a comunidade acadêmica poderá fazer o descarte correto de lixo eletrônico na sala 8 do bloco A, das 18h às 19h. “O lixo eletrônico contém substâncias que podem ser nocivas à saúde e prejudiciais ao meio ambiente, além de conter minérios que podem ser reaproveitados, desde que descartados corretamente”, conta a organizadora do evento, professora de responsabilidade socioambiental Tamily Roedel.

 

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223
 

Postagens relacionadas

Memória e patrimônio cultural são temas de Curricularização do curso de Letras – Inglês da UNIFEBE
Letras/Inglês

Memória e patrimônio cultural são temas de Curricularização do curso de Letras – Inglês da UNIFEBE


19 de junho de 2024
Acadêmicos da Unifebe prestigiam Intervalo Cultural

Acadêmicos da Unifebe prestigiam Intervalo Cultural


09 de agosto de 2007
UNIFEBE doa mais de 180 cobertores arrecadados na campanha Aqueça o Inverno de Alguém
Universidade Comunitária

UNIFEBE doa mais de 180 cobertores arrecadados na campanha Aqueça o Inverno de Alguém


12 de agosto de 2020
Skip to content