01 de julho de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Semana do Meio Ambiente reúne acadêmicos e comunidade externa para discutir sobre questões ambientais

Programação contou com exposições e palestras

Acadêmicos e comunidade em geral participaram da tradicional Semana do Meio Ambiente do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), realizada em junho pelo Comitê de Sustentabilidade da UNIFEBE.

Nesta edição, em parceria com órgãos públicos de Brusque e com o Movimento ODS, a instituição promoveu, no átrio do Bloco A, as exposições “Verde Olhar em Tempos de Pandemia”, da Fundação Municipal do Meio Ambiente – FUNDEMA, “Reflexão dos últimos 10 anos”, da Defesa Civil de Brusque, e a “Expo ODS”, divulgação do Movimento ODS sobre os 17 objetivos da ONU para 2030.

A representante do Comitê de Brusque do Movimento ODS Santa Catarina, Larissa Fachini, agradeceu à UNIFEBE a oportunidade de expor os materiais na universidade. “O ambiente universitário é rico em diversidade, em criação de opinião e lideranças, e certamente alcançamos um público-chave durante a exposição. Poder expor os ODS, suas metas e como elas impactam no presente e futuro das nossas comunidades é de extrema importância para disseminar o movimento e mobilizar mais signatários para nos ajudar a fazer a diferença no mundo”, destacou Larissa.

Durante a programação, a Editora UNIFEBE lançou o livro “Sementes do Conhecimento”. O título que é resultado do Projeto de Extensão “Plantando Vidas e Colhendo Saberes”, desenvolvido com os acadêmicos bolsistas do Programa UNIEDU, da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, retrata em suas páginas o saber e riqueza cultural das ervas medicinais.

Professores, estudantes e demais membros da comunidade também puderam participar do debate virtual “Unidades de Conservação é preciso”, com Cintia Gizele Gruener, e da palestra presencial “Licenciamento Ambiental na Fundema”, com os servidores da Fundema, Amabilly Schvambach e Pedro Ortman Cavalin.

Os acadêmicos da 9ª fase de Engenharia Civil participaram da palestra da Fundema, na disciplina de Gestão Ambiental, que abordou a legislação ambiental, com foco na Licença Ambiental Prévia – LAP, Licença Ambiental de Instalação – LAI, e Licença Ambiental de Operação – LAO, indicando as etapas, responsabilidades e prazos.

A organizadora da Semana do Meio Ambiente e presidente do Comitê de Sustentabilidade UNIFEBE, professora Tamily Roedel, destaca a relevância da programação para abordar com a sociedade as questões ambientais. “As palestras, virtual e presencial, trouxeram dois instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente, que é a criação de espaços territoriais como áreas de proteção ambiental e o licenciamento e a revisão de atividades efetivas ou potencialmente poluidoras. Todos os temas tratados ao longo da programação são relevantes para diferentes áreas de atuação, e promover esses debates na universidade visa formarmos profissionais mais engajados e comprometidos com o futuro do nosso planeta”, complementou Tamily.

Confira as fotos do evento:

UNIFEBE firma parceria com Hospital de Gaspar

UNIFEBE firma parceria com Hospital de Gaspar

23 de março de 2022
Resultado da Seleção de Alunos pelo Histórico Escolar – Curso de Gestão Empresarial – 2010/1

02 de fevereiro de 2010
Unifebe altera sua missão