notícias colégio
Notícias
29 de maio de 2026
por: João Roberge
João Roberge

Seminário de Estudos e Práticas Advocatícias aborda casos sobre empréstimo consignado à pessoa idosa

Acadêmicos trabalharam aspectos jurídicos e soluções em formato de vídeo

Estudantes de Direito da UNIFEBE participaram de uma importante imersão na área com o XXI Seminário de Estudos e Práticas Advocatícias, finalizado na noite de 20 de maio. No evento, foram apresentadas propostas de resolução para cinco casos diferentes sobre empréstimos consignados concedidos a pessoas idosas.

Participaram do Seminário os acadêmicos das sétima, oitava e nona fases do Curso de Direito, sob a orientação de professores, nos componentes curriculares Práticas Jurídicas III e IV. Os advogados parceiros criaram situações-problemas baseadas em casos reais, sobre empréstimos consignados concedidos a pessoas idosas. Esses casos práticos foram sorteados entre as equipes, que trabalharam em suas soluções ao longo do semestre e as apresentaram em vídeo, com duração de seis a oito minutos.

“As edições foram produzidas com alta qualidade, surpreendendo os advogados parceiros e os membros da banca examinadora. Trata-se de um tema de cunho jurídico e social em evidência, haja vista a crescente incidência de idosos em situação de superendividamento, estando em sintonia com as diretrizes traçadas pelo Ministério da Educação. Neste semestre, a parceria foi firmada com representantes da Comissão de Direito Previdenciário da OAB, subseção de Brusque, que compartilharam suas experiências na área em destaque”, relata a coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da UNIFEBE, professora Adriana Bina da Silveira.

A equipe vencedora foi formada por Ana Flávia Ramos, Daniel da Maia Bueno, Isadora Bombassaro e Luciana Pinheiro, orientadas pela professora Daíra Andrea de Jesus. Para Ana Flávia, é importante que o curso sempre aborde temas atuais, fazendo com que o acadêmico saia da rotina de sala de aula e estágio para entrar em contato direto com a população. Uma população que, conforme classifica a acadêmica, precisa do Direito.

“A nossa ideia foi construir um vídeo que comunicasse à esfera jurídica, mas de uma forma que todas as pessoas entendessem e com a qual todas se identificassem. Não é à toa que trabalhamos com um caso real, o da personagem Luciana. Ela interpretou muito bem, fomos interligando a história com a realidade plena do que é passar pelo golpe dos empréstimos consignados”, relata.

A professora Daíra Andrea de Jesus parabeniza todos os participantes e destaca o comprometimento e seriedade demonstrados na produção de cada vídeo apresentado. Em sua avaliação, o reconhecimento alcançado é resultado do talento, da disciplina e do empenho dos estudantes, que demonstraram não apenas domínio dos aspectos jurídicos abordados, mas também a compreensão de que o Direito constitui um importante instrumento de transformação social, promoção da cidadania e efetivação da justiça.

“Cada trabalho revelou pesquisa e efetivo envolvimento com a temática proposta, contribuindo para o enriquecimento do debate acadêmico e para a construção coletiva do conhecimento. Dirijo um cumprimento especial às equipes finalistas e à equipe vencedora, que se destacaram pela consistência das reflexões apresentadas e pela criatividade na forma de comunicação das ideias.”

A coordenadora do curso de Direito da UNIFEBE, professora Anna Lúcia Martins Mattoso, também valoriza a escolha do tema. “O projeto ‘Cases Jurídicos’ nasceu com o propósito de proporcionar aos estudantes das sétima, oitava e nona fases uma experiência prática voltada à análise de situações jurídicas exclusivas, complexas e, muitas vezes, pouco recorrentes no atendimento cotidiano prestado pelo Núcleo de Prática Jurídica. No primeiro semestre de 2026, o tema serão os empréstimos consignados concedidos a pessoas idosas, uma temática de grande relevância social e jurídica, especialmente diante do crescente número de aposentados e pensionistas que recorrem a essa modalidade de crédito.”

Ela destaca ainda que, embora o crédito consignado ofereça facilidade de contratação e desconto direto em folha, muitos idosos acabam expostos a práticas abusivas, assédio comercial, fraudes, alto endividamento e contratações sem pleno esclarecimento das condições do contrato.

“Nesse contexto, torna-se primordial discutir a proteção da pessoa idosa nas relações de consumo, a necessidade de informação clara e transparente pelas instituições financeiras e a atuação do Direito na garantia da dignidade, da autonomia e da segurança financeira desse público vulnerável”, completa.

A banca examinadora foi composta pela professora Rosana Paza, representando a Pró-Reitoria de Graduação (PROENG); pelo diretor de relacionamento com a Justiça Federal na seccional de Santa Catarina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), Dr. Jorge Mazzera; pela diretora do Núcleo de Direito Previdenciário da Escola Superior de Advocacia (ESA/SC) da OAB/SC, Dra. Valéria Santos Lesnik Arisi; e pelos acadêmicos Haiana Soares e Andriel Crepas.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Resultado Final do Processo Seletivo Técnico Administrativo – função de Supervisor de Extensão

Resultado Final do Processo Seletivo Técnico Administrativo – função de Supervisor de Extensão


28 de fevereiro de 2008
Hoje tem Mostra de Grupos Culturais no Anfiteatro da Unifebe

Hoje tem Mostra de Grupos Culturais no Anfiteatro da Unifebe


13 de novembro de 2009
Submissões de trabalhos para a IV Semana Acadêmica de Medicina seguem até dia 6 de julho
Medicina

Submissões de trabalhos para a IV Semana Acadêmica de Medicina seguem até dia 6 de julho


29 de junho de 2026
Skip to content