notícias colégio
Notícias
27 de agosto de 2018
por: Daiane Benso
Assessoria de Comunicação Social UNIFEBE

Seminário dos 150 anos de Imigração Polonesa para o Brasil é realizado na UNIFEBE

Evento contou com duas palestras na noite do dia 24 de agosto

Brusque é considerada o berço da imigração polonesa no Brasil. Para falar mais sobre o assunto, a UNIFEBE realizou na sexta-feira, 24 de agosto, o VII Seminário Temático do Programa História e Memória Regional — “150 anos de Imigração Polonesa para o Brasil”.

O evento — que contou com as palestras da professora Rosemari Glatz, da UNIFEBE, e da professora Doutora Mari Inês Piekas, vice-presidente da Casa da Cultura Polônia Brasil e neta de imigrantes poloneses — faz parte da programação das comemorações de 150 anos de imigração polonesa para o Brasil, a ser festejado em 2019.

O seminário foi promovido pelo Grupo de Pesquisa, História, Memória e Patrimônio Cultural (HiMPaC/UNIFEBE) e contou com a presença do presidente da Fundação José Walendowsky, João Paulo Walendowsky.

Mari, que falou sobre a vida de Sebastião Edmundo Wos Saporski, considerado o Pai da imigração polonesa no Brasil, destaca que a cidade de Brusque acolheu as primeiras famílias polonesas que vieram para o Brasil e foi um local fundamental para o início desse processo.

— Sebastião teve muita importância para o assentamento destas famílias de imigrantes. Ele trabalhou em prol do povo polonês desde que chegou ao país até a sua morte e merece que tenhamos esse olhar sobre tudo o que já fez — enfatiza.

Rosemari lembra que no dia 25 de agosto é comemorado o Dia da Imigração Polonesa no Brasil e que Brusque recebeu o primeiro grupo de imigrantes em 1869 e que após isso eles transmigraram para o Paraná (PR).

— Alguns desentendimentos com outros imigrantes e desmandos permitiram que, graças à atuação de Sebastião Edmundo Woś Saporski, os imigrantes transmigrassem e alcançassem a fronteira do Estado vizinho, onde os poloneses de Brusque deram início à imigração polonesa que, mais tarde, deslanchou no processo imigratório polaco — explica.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Inscrições prorrogadas para cursos em São João Batista

Inscrições prorrogadas para cursos em São João Batista


06 de março de 2009
Livro sobre Educação em Brusque é lançado na Unifebe – 06/12/2010

Livro sobre Educação em Brusque é lançado na Unifebe – 06/12/2010


06 de dezembro de 2010
Serviço de transporte universitário de Brusque indica horários para UNIFEBE
Serviço

Serviço de transporte universitário de Brusque indica horários para UNIFEBE


02 de fevereiro de 2024
Skip to content