A semana de Curricularização da Extensão do curso de Letras – Inglês da UNIFEBE do segundo semestre de 2023 contou com momentos de qualificação, workshop e o desenvolvimento de jogos para estudantes da rede municipal de Brusque e região. As atividades têm como foco o ensino do inglês para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.
Para o desenvolvimento, os acadêmicos tiveram uma formação especial com as professoras Rozane Fermino e Camila Grimes, ambas da rede estadual, além de um Workshop de dois dias com o professor Fernando Luís Merízio e uma oficina com o professor Júlio Frantz, ambos da UNIFEBE. Durante esta atividade, o laboratório de inovação Orla recebeu os acadêmicos para elaboração dos projetos dos jogos com o uso de softwares, corte a laser e impressão 3D.
A articuladora da extensão, professora Mariana Aparecida Vicentini, acredita ser positiva a relevância do projeto para a formação plena do docente. “Ao se envolverem na criação de jogos educativos, os estudantes do curso de Letras-Inglês não apenas aplicaram seus conhecimentos linguísticos e pedagógicos, mas também desenvolveram habilidades essenciais como pensamento crítico, criatividade, capacidade de inovação, além de habilidades para o uso de ferramentas que, atualmente, estão disponíveis em muitas escolas das redes municipal e estadual“, avalia.
Ela ainda reforça o papel dos jogos desenvolvidos no ensino do inglês de forma interativa e divertida, características, que afirma aumentar o interesse e motivação dos estudantes. ”Este projeto não apenas enriquece a experiência de aprendizado dos estudantes nas escolas municipais, mas também estreita a relação entre a universidade e a comunidade local, demonstrando o potencial impacto positivo da academia na vida cotidiana das pessoas”.
Adaptação do ensino
De acordo com a coordenadora do curso de Letras-Inglês, professora Rosana Paza, o desenvolvimento dos jogos e os métodos de ensino do idioma também precisam atentar para o perfil do público a que se destina. Para a coordenadora, os jogos acabam sendo uma ferramenta importante em prol do ensino.
“Os jogos educativos foram projetados para ensinar inglês de uma forma divertida e envolvente. Ao escolher um jogo educativo, é importante considerar o público-alvo, o nível de proficiência em inglês, os objetivos específicos de aprendizado e a preferência pessoal do estudante, o que facilita o acesso e a prática regular”, completa a professora.
A possibilidade de uma maior interatividade também é destacada pela acadêmica Letícia Dressel. Para ela, a interação com um novo conhecimento e práticas, gerado durante o período do trabalho foi importante e ajudou a desenvolver habilidades para atender necessidades específicas dos estudantes.
Segundo a acadêmica, o uso de jogos atende os momentos de demanda por uma participação maior em sala de aula. “É relevante o professor poder desenvolver jogos autorais, que atendam especificidades da região em que atua, sem precisar importar jogos de outros países, o que permite uma aprendizagem mais contextualizada do idioma”, indica.