notícias colégio
Notícias
11 de agosto de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Seminário sobre currículo é realizado por acadêmicos de Letras – Inglês

Objetivo da atividade foi investigar a organização didático-pedagógica da prática docente voltada à língua inglesa

Acadêmicos da 2ª fase do curso de Letras-Inglês da UNIFEBE realizaram um seminário de apresentação do projeto da disciplina de Estudos Integrados, que teve como título “Concepções de educação e aprendizagem da Língua Inglesa em ambientes educacionais – Estudos sobre o Currículo”.

Os alunos realizaram estudos sobre o tema “currículo” e confeccionaram banners para serem apresentados no Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enpex), que acontecerá no mês de novembro de 2022. O projeto teve como objetivo investigar a organização didático-pedagógica da prática docente voltada à língua inglesa com foco no currículo, articulando os estudos de diferentes disciplinas da 2ª fase do curso.

Por meio de textos disponibilizados no ambiente virtual, os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar seus estudos sobre o currículo.
De acordo com a professora Marinez Panceri Colzani, responsável pelo projeto da disciplina, a prática curricular deve ser reflexiva e construída de forma coletiva. “Foram realizados questionamentos sobre o que se ensina e o que se aprende na escola, para que fins existe o conhecimento escolar e como se entrelaçam os conhecimentos, os sujeitos e a escola. Com essas perguntas, traçamos o desafio de refletir que no ambiente escolar, o currículo não se restringe unicamente à sala de aula, o estudante aprende consigo mesmo, com os colegas, em grupos, com os professores, e com todos que fazem a escola”, explica a docente.

A professora Rosana Paza, coordenadora do curso, afirma que a disciplina objetiva inserir o estudante no contexto educativo desde o início do curso, favorecendo o aprender na prática, refletir e investigar na realidade. “Durante a realização dos Estudos Integrados, os acadêmicos entram em contato com a organização didático-pedagógica da prática docente voltada à língua inglesa; atividades teórico-práticas de caráter investigativo na língua inglesa direto com a realidade profissional na qual irão atuar, com o intuito de conhecer os problemas e desafios da profissão de docente e desenvolver as competências e habilidades necessárias para superá-los”, garante a professora Rosana.

A acadêmica Larissa Rocha Andrade considera que a pesquisa dos estudos sobre currículo na prática docente foi de muita importância para os estudantes, pois mostrou quais são os objetivos que devem traçar, quais as formas que devem preparar-se e os métodos a serem utilizados para elaborar uma boa e produtiva aplicação de aulas. “Com esses estudos estamos nos especializando e preparando para a formação de novos e reconhecidos professores”, opina a aluna.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Tese de Doutorado de professor é defendida em Florianópolis
UNIFEBE

Tese de Doutorado de professor é defendida em Florianópolis


22 de janeiro de 2019
Unifebe participa do evento OAB Cidadã

Unifebe participa do evento OAB Cidadã


05 de agosto de 2010
Formação continuada traz produção de artigos científicos como tema

Formação continuada traz produção de artigos científicos como tema


25 de julho de 2014
Skip to content