Acadêmicos da 2ª fase do curso de Letras-Inglês da UNIFEBE realizaram um seminário de apresentação do projeto da disciplina de Estudos Integrados, que teve como título “Concepções de educação e aprendizagem da Língua Inglesa em ambientes educacionais – Estudos sobre o Currículo”.
Os alunos realizaram estudos sobre o tema “currículo” e confeccionaram banners para serem apresentados no Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enpex), que acontecerá no mês de novembro de 2022. O projeto teve como objetivo investigar a organização didático-pedagógica da prática docente voltada à língua inglesa com foco no currículo, articulando os estudos de diferentes disciplinas da 2ª fase do curso.
Por meio de textos disponibilizados no ambiente virtual, os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar seus estudos sobre o currículo.
De acordo com a professora Marinez Panceri Colzani, responsável pelo projeto da disciplina, a prática curricular deve ser reflexiva e construída de forma coletiva. “Foram realizados questionamentos sobre o que se ensina e o que se aprende na escola, para que fins existe o conhecimento escolar e como se entrelaçam os conhecimentos, os sujeitos e a escola. Com essas perguntas, traçamos o desafio de refletir que no ambiente escolar, o currículo não se restringe unicamente à sala de aula, o estudante aprende consigo mesmo, com os colegas, em grupos, com os professores, e com todos que fazem a escola”, explica a docente.
A professora Rosana Paza, coordenadora do curso, afirma que a disciplina objetiva inserir o estudante no contexto educativo desde o início do curso, favorecendo o aprender na prática, refletir e investigar na realidade. “Durante a realização dos Estudos Integrados, os acadêmicos entram em contato com a organização didático-pedagógica da prática docente voltada à língua inglesa; atividades teórico-práticas de caráter investigativo na língua inglesa direto com a realidade profissional na qual irão atuar, com o intuito de conhecer os problemas e desafios da profissão de docente e desenvolver as competências e habilidades necessárias para superá-los”, garante a professora Rosana.
A acadêmica Larissa Rocha Andrade considera que a pesquisa dos estudos sobre currículo na prática docente foi de muita importância para os estudantes, pois mostrou quais são os objetivos que devem traçar, quais as formas que devem preparar-se e os métodos a serem utilizados para elaborar uma boa e produtiva aplicação de aulas. “Com esses estudos estamos nos especializando e preparando para a formação de novos e reconhecidos professores”, opina a aluna.