notícias colégio
Notícias
02 de maio de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Setor petroquímico é tema de análise de acadêmicos da UNIFEBE

Atividade foi desenvolvida nos cursos de Gestão Comercial e Processos Gerenciais

A atuação da multinacional americana do ramo petroleiro, Chevron Corporation, serviu de base para a análise do mercado petrolífero. A atividade foi desenvolvida por acadêmicos dos cursos de Gestão Comercial e Processos Gerenciais da UNIFEBE e abordou ainda outras empresas do setor.

De acordo com o professor George Wilson Aiub, a atividade foi parte do componente curricular de Planejamento Estratégico, no qual são realizados diferentes estudos de casos empresariais. A análise, de acordo com ele, é uma forma de aproximar os acadêmicos de estratégias setoriais.

“Embora este mercado pareça distante por estar olhando a prospecção do petróleo, refinarias, derivados, é um mercado que acabamos utilizando todos os dias por utilizar combustíveis e derivados do petróleo, que não deixa este mercado tão distante quanto parece”, indica.
De acordo com o professor, com base no estudo de caso da companhia multinacional foi possível reforçar o conhecimento teórico de cada um em sua atual ou futura atividade profissional, ao utilizar a ferramenta de gestão. “Grandes companhias no setor auxiliam a entender e analisar o ambiente que estão inseridas, como funciona a análise de cenário, como olhar os objetivos e como cada empresa atua, em comparação como estão inseridas”.

Qualificação
O coordenador dos cursos de Gestão Comercial e Processos Gerenciais, professor Günther Lother Pertschy, classifica a experiência gerada aos acadêmicos como uma oportunidade valiosa. De acordo com ele, a atividade também tem um papel importante na preparação profissional dos futuros gestores. Outra vantagem, indicada pelo coordenador é a possibilidade de maior competividade nas carreiras dos acadêmicos, graças às habilidades desenvolvidas durante as atividades baseadas em cenários, como a proposta no componente curricular.

“Proporciona usar os conhecimentos teóricos num cenário real, visualizar alguns dos principais desafios e tendências do segmento, desenvolver o pensamento estratégico, obter uma consciência sustentável e ainda, desenvolver cenários para permitir uma melhor tomada de decisão”, descreve.

Já o acadêmico Matheus Poia, da 5ª fase de Processos Gerenciais, acredita que a possibilidade de realização da atividade em trio auxiliou a enriquecer os pontos de vista na análise. Ele relata que, cada grupo abordou um cenário proposto e, no seu caso, o foco ficou na atuação da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) no mercado e como isso influenciava a atuação da empresa.

Na avaliação dele, no caso da multinacional, entre as mudanças de mercado, que mais lhe chamaram a atenção está a mudança da capacidade de influência. “Quem, hoje, tem força não são as petrolíferas privadas, como a Chevron, mas sim quem realmente tira a maior parte do petróleo do mundo, como a OPEP”, resume. Segundo ele, o exercício e a análise permitiram aprimorar as habilidades analíticas.

“Essa comparação de cenários é muito importante para conseguirmos ter uma análise crítica sobre os vários cenários de uma mesma empresa e o mercado, aquilo que ele está informando”, afirma.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

OAB realiza palestra sobre inventários na UNIFEBE

OAB realiza palestra sobre inventários na UNIFEBE


11 de maio de 2012
Inscrições prorrogadas para Financiamento Estudantil – 30/04/2009

Inscrições prorrogadas para Financiamento Estudantil – 30/04/2009


30 de abril de 2009
Tese de doutorado de professora é aprovada em Curitiba
Pós-graduação

Tese de doutorado de professora é aprovada em Curitiba


27 de março de 2018
Skip to content