27 de abril de 2010

Simpósio Integrado reúne acadêmicos e empresários

A Unifebe – Centro Universitário de Brusque realiza nos dias 27 e 28 de abril, terça e quarta-feira, no Auditório do Bloco C do campus, o Simpósio Integrado de Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Industriais – Eletromecânica. O evento reunirá acadêmicos, profissionais e empresários que atuam no campo industrial da cidade de Brusque e região, em palestras gratuitas.

Dia 27, às 19h, a palestra de abertura será realizada pelo engenheiro mecânico, Adriano Michael Bernardin, sobre o processo de fabricação do porcelanato esmaltado. Em seguida, a engenheira de materiais, Lívia Rodrigues Lothhammer ministrará a palestra intitulada "Manufatura Enxuta".

Já na quarta-feira, dia 28, às 19h, a empresária Rita de Cássia Conti falará sobre Sustentabilidade e Crédito de Carbono. A palestra de encerramento será proferida pelo empresário Clóvis Riffel, com o tema "Beneficiamento Têxtil".

Esta é a segunda edição do Simpósio de Engenharia de Produção e a décima do de Tecnologia em Processos Industriais – Eletromecânica. Desde o ano passado, o Simpósio ocorre de forma integrada e tem como objetivos contribuir na conscientização dos alunos, professores e sociedade a respeito da importância da formação do tecnólogo para o mercado de trabalho; reunir acadêmicos, profissionais e empresários do ramo; e proporcionar a troca de informações, o debate e a reflexão sobre temas atuais do setor industrial e tecnológico.

Os palestrantes

O professor Adriano Michael Bernardin é Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor titular do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Tijucas e professor adjunto da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: revestimentos cerâmicos, reciclagem, reaproveitamento de resíduos sólidos, caracterização de materiais e materiais vítreos.

Lívia Rodrigues Lothhammer é graduada em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina e é mestranda em Engenharia Mecânica: Área de Concentração – Fabricação, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou em diversas empresas e atualmente seu Projeto de Extensão está sendo desenvolvido na Irmãos Fischer S.A.

Rita de Cássia Conti é formada em Publicidade e Propaganda pela Pontífice Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS e pós-graduada em Marketing pela Unisinos. Atuou em diversas empresas e foi uma das fundadoras da empresa Intimamente e RC Conti Indústria e Comércio de Confecções. Já recebeu diversos prêmios como mulher empreendedora e também, na área de Responsabilidade Social.

Clóvis Riffel é técnico químico e têxtil, além de bacharel em Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Possui magistério em Beneficiamento Têxtil, trabalhou como técnico de engenharia de produtos na Linhas Círculo SA e atualmente é técnico de beneficiamento da Tinturaria Florisa.

Texto: Natália Uriarte Vieira

Prorrogado prazo de inscrição para cursos de Pós-Graduação

26 de fevereiro de 2010
Unifebe promove palestra sobre Acessibilidade