11 de abril de 2023

Solenidade de posse marca início da gestão 2023-2027 da UNIFEBE

Professora Rosemari Glatz e professor Sergio Rubens Fantini foram empossados na noite desta segunda-feira (10), no Teatro do Centro Empresarial de Brusque (CESCB)

Fotos: Zucco Neto

Em uma solenidade prestigiada por autoridades políticas e acadêmicas, representantes de entidades de classe, familiares, professores, colaboradores, estudantes e comunidade regional, a professora Rosemari Glatz e o professor Sergio Rubens Fantini assumiram a gestão 2023-2027, da UNIFEBE. A cerimônia de posse da reitoria do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) e da presidência da Fundação Educacional de Brusque (FEBE), mantenedora da UNIFEBE e do Colégio UNIFEBE, foi realizada na noite desta segunda-feira (10), no Teatro do Centro Empresarial de Brusque (CESCB).

Ao som do Coro UNIFEBE e da Orquestra Municipal de Guabiruba, os gestores adentraram com os significativos símbolos universitários. Nas mãos da reitora, a borla branca, representando o conhecimento e a capacidade de compreender a sociedade e suas necessidades. Com o vice-reitor, a bandeira da UNIFEBE, refletindo a dedicação e o compromisso assumidos com a Instituição. A cerimônia marcou o início do segundo mandato da gestão, que após quatro anos à frente da Instituição, foi reeleita em outubro de 2022, com 96,31% dos votos.

Professores da UNIFEBE há mais de 25 anos, os gestores assumiram a reitoria da UNIFEBE em abril de 2019, com uma proposta pautada em quatro pilares: Foco no Aluno, Equilíbrio Econômico-Financeiro, Investimento em Inovação e Tecnologia Vocacional para o Desenvolvimento Sustentável, e Educação com Qualidade. Em sua fala, a reitora da UNIFEBE e presidente da FEBE, professora Rosemari Glatz, reafirmou o compromisso com uma gestão responsável e com total prioridade aos estudantes.

“Na primeira vez que fomos eleitos, recebemos 94% dos votos e agora, mais de 96% dos votos de estudantes, professores e colaboradores. O resultado é prova de que a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo está reconhecendo a UNIFEBE e o trabalho que temos feito frente à gestão. Dessa forma, esta noite não poderia deixar de congregar a todos que nos ajudaram ao longo dessa trajetória. Afinal de contas a UNIFEBE é comunitária. Ela é nossa, é daqui. É mantida com o recurso das mensalidades dos nossos alunos. Nós não distribuímos os lucros e tudo o que sobra, reinvestimos na Instituição. O ato de posse, na qualidade de reitora e vice-reitor da UNIFEBE e de presidente e vice-presidente da FEBE é um ritual de passagem. No nosso caso, nós vamos reafirmar aquilo que já juramos a quatro anos. Então hoje, nós renovamos os nossos votos publicamente. Na certeza de que continuaremos e faremos ainda melhor ao longo dos quatro anos que virão. Sempre com esse olhar atento à comunidade. Vivemos um momento muito rico, de muito sucesso e caminhamos para um futuro de muitas oportunidades”, enalteceu a reitora.

O vice-reitor, professor Sergio Rubens Fantini agradeceu a confiança depositada na gestão. “Foram quatro anos de uma gestão participava, que contou com o apoio de uma equipe técnica, dedicada e engajada. Acreditamos que conseguiremos dar continuidade a todos os projetos iniciados a quatro anos atrás. Apesar da pandemia e de uma condição financeira que a instituição passava naquele momento, conseguimos trabalhar e, com todo esforço, fazer o equilíbrio para que hoje tivessemos condições de fazer investimentos. Sempre pensando na qualidade do ensino, no bem-estar do professor, do colaborador e focados no nosso aluno e na formação de um ótimo profissional para a nossa comunidade”, enfatizou o vice-reitor.

Equipe Gestora
A gestão 2023-2027 conta ainda com o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, com a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, professora Edinéia Pereira da Silva, e com o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow.

Balanço da Gestão 2019-2023
Desde o início dos trabalhos, em abril de 2019, a UNIFEBE passou por uma série de melhorias, principalmente em sua estrutura. Com a premissa de primar por condições ideais para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, muitos espaços foram construídos e outros adaptados na Instituição. Há de se destacar a revitalização da Biblioteca Acadêmica e a inauguração dos laboratórios para a prática dos conhecimentos, como o Bloco da Saúde, o Composé – Escritório de Moda e Vestuário, Rádio e TV UNI e a área externa do Complexo Esportivo.

Para tornar o campus um local ainda mais acolhedor, novas áreas de convivência foram construídas e o Bloco A passou a concentrar todos os serviços de atendimento e orientação aos acadêmicos e professores, como a Secretaria Acadêmica, Coordenação, Recursos Humanos, Financeiro, Serviço de Orientação e Atendimento ao Estudante (SOAE), Pró-reitorias, Diretório Central dos Estudantes e sala dos professores.

No âmbito pedagógico, a Instituição implantou a Curricularização da Extensão e lançou os cursos de Graduação de Fisioterapia, Letras – Inglês, Educação Especial, Tecnologia Educacional e Pedagogia – Anos Iniciais. Todos os cursos foram atualizados de acordo com as necessidades do mercado, e com isso o número de alunos de Graduação cresceu 30% somente em 2023. No mesmo ano, o Colégio UNIFEBE passou a ofertar o Ensino Fundamental II e hoje já soma mais de 300 alunos, incluindo o Ensino Médio.

Com 50 anos de história, completados em janeiro deste ano, a UNIFEBE foi pioneira no Ensino Superior de Brusque e região e ano, após ano, tem se tornado referência em formar profissionais comprometidos com o desenvolvimento regional.

UNIFEBE firma convênio com  Guabiruba para atuação dos acadêmicos de Medicina nas Unidades Básicas de Saúde do município
Universidade Comunitária

UNIFEBE firma convênio com Guabiruba para atuação dos acadêmicos de Medicina nas Unidades Básicas de Saúde do município

17 de maio de 2022