notícias colégio
Notícias
01 de novembro de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Solenidade marca abertura do XXIX Congresso Nacional de Tecnologia Têxtil, de Confecção e de Moda sediado na UNIFEBE

Evento será realizado entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro

Na noite desta segunda-feira (31), o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) sediou a solenidade de abertura do XXIX Congresso Nacional de Tecnologia Têxtil, de Confecção e de Moda. O evento que será realizado até sexta-feira, dia 4 de novembro, é uma realização da ABTT- Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda em parceria com a UNIFEBE.

 

Nesta edição, o tema central do Congresso abordará a Sustentabilidade da Indústria 4.0 voltada à economia circular. “Este é um evento que visa reunir profissionais, técnicos, engenheiros, administradores, empresários, acadêmicos, profissionais de moda, design, estilo e empresas do ramo para networking e compartilhar conhecimentos e novidades do ramo. A UNIFEBE foi escolhida por ser esse espaço do saber, por ser uma universidade envolvida com as necessidades do mercado e por estar sempre de portas abertas para a comunidade”, destacou o presidente do Congresso e coordenador dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica da UNIFEBE, professor Wallace Nóbrega Lopo.

 

 

Representando a Associação Empresarial de Brusque, a presidente da ACIBr e presidente de honra do Congresso, Rita Cassia Conti, enfatizou a relevância de Brusque ter sido escolhida como cidade sede do XXIX CNTT. “Nossa região conta com toda a cadeia para a produção têxtil, nós só não produzimos o algodão, mas nossas empresas trabalham desde a fiação até a peça final. Nesse sentido que é tão importante sediarmos este evento que vem para qualificar a nossa mão de obra e projetar Brusque em nível nacional”, enalteceu Rita durante o discurso de abertura.

 

Ao desejar as boas-vindas aos participantes, o presidente da ABTT, Antonio Cersa Coradi, agradeceu a parceria da UNIFEBE e evidenciou o propósito do evento. “Hoje a nossa indústria têxtil, principalmente a da região de Brusque, tem condições de competir, de igual para igual, com as indústrias americana e europeia, já que as máquinas utilizadas são as mesmas. O que precisamos é preparar a mão de obra para utilização desses equipamentos e para atender às necessidades do mercado mundial.  O objetivo da ABTT com o Congresso é trazer as novidades mundiais para a comunidade nacional do têxtil e vestuário”, reforçou Antonio.

 

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, ressaltou o papel da universidade na disseminação de conhecimentos técnicos e científicos. “Somos uma universidade comunitária. Somos daqui e a indústria têxtil e de moda está no DNA do nosso povo, é um dos carros chefes da nossa economia. Estamos lisonjeados em sediar este evento, que visa, sobretudo, a qualificação profissional. Esperamos que novos aprendizados sejam compartilhados e que empresas, empreendedores, estudantes e profissionais aproveitem a programação para expandir sua expertise, contribuindo para fazer de Brusque e região ainda mais referência no setor têxtil e de moda”, concluiu Rosemari.

 

 

 

60 anos ABTT

A cerimônia de abertura também marcou a comemoração dos 60 anos de atividades ininterruptas da ABTT, fundada no dia 2 de novembro de 1962, por 74 técnicos têxteis, formados nas escolas técnicas do Senai do Rio de Janeiro e São Paulo.

Na ocasião, a ABTT premiou o melhor trabalho acadêmico/científico, inscrito no concurso do XXIX CNTT. Nesta edição o vencedor foi o professor João Batista Giordano, da Fatec, de Americana, que abordou os efeitos especiais do tratamento com plasma em materiais têxteis tingidos com corantes naturais.

A solenidade de abertura contou ainda com a presença do prefeito de Brusque, Ari Vequi, do vice-presidente e Presidente emérito da ABTT, Reinaldo Aparecido Rossatt, do pró-reitor de Graduação da UNIFEBE, professor Sidnei Gripa, representantes da Fiesc – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, Senai, Senac e entidades representativas das áreas têxtil e de moda.

O XXIX Congresso Nacional de Tecnologia Têxtil, de Confecção e de Moda segue durante toda a semana com atividades em diversos horários. O evento é gratuito e aberto à comunidade. Confira a programação completa e participe!

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Inscrição para projetos sociais e de extensão são prorrogadas

Inscrição para projetos sociais e de extensão são prorrogadas


24 de agosto de 2012
Agenda da Semana – De 1 a 6 de junho

Agenda da Semana – De 1 a 6 de junho


01 de junho de 2015
Acadêmicos de Ciências Contábeis são aprovados no exame do CRC antes da formatura
UNIFEBE

Acadêmicos de Ciências Contábeis são aprovados no exame do CRC antes da formatura


03 de dezembro de 2013
Skip to content