notícias colégio
Notícias
03 de outubro de 2012

Sustentabilidade abre o Simpósio de Direito da UNIFEBE

Na noite de terça-feira, 2, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE iniciou o ciclo de palestras do XIX Simpósio de Estudos Jurídicos. Na palestra de abertura, ministrada pela professora Maria Claudia Silva Antunes de Souza, o tema abordado trouxe reflexões sobre os 20 anos de Sustentabilidade, seus avanços e desafios. “Nós temos grandes momentos dentro do direito ambiental iniciado em 1972 com a Conferência das Nações Unidas, em Estocolmo. Os principais avanços foram no sentido da conscientização, a preocupação da comunidade em resgatar o meio ambiente mais adequado e mais sustentável. No entanto, ainda temos muito a conquistar, principalmente, na questão do risco do meio ambiente e a pressão do capitalismo, da economia que em muitos momentos não se preocupa com o meio ambiente. Isso é um despertar para a comunidade”, declarou.


“Os desafios são no sentido de buscar uma melhor informação e participação da nossa comunidade. Uma educação e conscientização mais ambiental também são fatores importantes, bem como a diminuição dos problemas sociais não apenas no Brasil, mas no mundo globalizado”, completou a palestrante.


Já a segunda palestra da noite foi ministrada pelo professor Paulo Márcio da Cruz que abordou o tema: Sustentabilidade como novo paradigma do Direito na pós-modernidade. “Quando há uma mudança tão radical como aconteceu nos últimos 20, 30 anos, é natural que todas as ciências acompanhem. E, principalmente, as Ciências Sociais como é o caso do Direito, que vai ter que se adequar, se reinventar e conviver com esse mundo transnacional que é o mundo atual, o mundo digital das redes”, comentou.


O coordenador do curso de Direito, professor José Carlos Schmitz, disse que o Simpósio é uma excelente oportunidade para os alunos aprenderem temas diferentes do que são trabalhados em sala de aula trazendo temas globais.


O evento, que é realizado em parceria com o Centro Acadêmico do Curso de Direito Dez de Dezembro – CADEZ tem como objetivo agregar conhecimentos diferenciados aos acadêmicos do Curso de Direito, levando a reflexão e discussão de temas ligados à área.


A ação pedagógica do Curso de Direito da UNIFEBE visa desenvolver esta reflexão do ser social aliada às técnicas jurídicas, às atividades práticas e extracurriculares, pois se entende que a cultura geral e jurídica não se esgota nas matérias disciplinares.


Segundo a representante do CADEZ, Beatriz Feuser, a Semana Jurídica é de extrema importância para o acadêmico de Direito, pois ele pode adquirir conhecimento que está além da sala de aula e ter uma visão mais global da profissão.

Programação

Na quarta-feira, 3, o tema da palestra é Humanismo jurídico e transnacionalidade com o professor Josemar Sidinei Soares. No dia 4, quinta-feira, está prevista a palestra “Compreender a legislação e o direito a partir das antigas civilizações orientais” com o professor André Luiz Santos. Após a palestra será feito o lançamento do livro do “Antropologia Cultural Cosmogonia – Mitos e Lendas da Criação do Mundo e do Homem”, editado pela Editora Lumen Juris com autoria de André Luiz Santos.


As palestras de 3 a 4 acontecem no Anfiteatro da UNIFEBE, no Centro, às 19h. Já o encerramento da Semana Jurídica ocorre no dia 5 com a palestra “Aspectos Destacados da Reforma do Código de Processo Penal” com o promotor de justiça Alexandre C. Muniz, no Auditório da instituição, no Bloco C, no Campus Santa Terezinha, às 9h.


Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

 

Postagens relacionadas

Direito é 6 º lugar no ranking dos aprovados do Exame da OAB- SC
UNIFEBE

Direito é 6 º lugar no ranking dos aprovados do Exame da OAB- SC


31 de outubro de 2013
Abertas as inscrições para o Programa Novos Valores

Abertas as inscrições para o Programa Novos Valores


15 de março de 2010
Mudança na coordenação do Curso de Letras

Mudança na coordenação do Curso de Letras


02 de agosto de 2005
Skip to content