19 de fevereiro de 2009

TCC’s na Unifebe colaboram com o Desenvolvimento Regional

Após longos anos de estudos na faculdade, acadêmicos de diversos cursos se deparam com o que para muitos ainda é um grande tabu: o TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. Passado o receio, ao ver a oportunidade de colocar em prática aquilo que aprenderam e vivenciaram, alunos da Unifebe – Centro Universitário de Brusque tem desenvolvido inúmeros projetos focados não só no crescimento pessoal e profissional, mas também com o desenvolvimento da região na qual estão inseridos.

O TCC nada mais é do que um trabalho acadêmico que propicia ao estudante a experiência de se aprofundar num determinado tema e vivenciar situações reais da profissão escolhida. "Em nossa Instituição percebemos que, além de tudo isso, a escolha dos temas relacionados as demandas locais e regionais tem crescido significativamente", afirmou a pró-reitora de ensino de graduação Eliani Aparecida Busnardo Buemo.

Apenas no segundo semestre de 2008, cerca de 260 Trabalhos de Conclusão de Cursos foram apresentados na Unifebe. Grande parte deles tratou de assuntos relacionados ao meio ambiente, segurança pública, educação, saúde, desenvolvimento sustentável, entre outros. Feitas as pesquisas e finalizado projeto, a maioria deles sai do papel e entra na vida das pessoas ao ser adotado por associações, empresas e demais organizações que colhem muitos frutos.

É o caso do trabalho da acadêmica de Direito Maria Elena Boing, que desenvolveu uma monografia com o tema "Educação como instrumento de ressocialização: Uma abordagem da arte-educação no processo de reabilitação prisional", apresentado no início deste semestre e avaliado com a nota máxima por sua banca.

Com 37 anos, formada em Artes Plásticas, com especialização em Arte Contemporânea e MBA em Gestão Empresarial e Marketing, Maria descobriu no Direito sua grande paixão. A partir de uma aula em que foi abordado o sistema prisional e a ressocialização dos detentos, a aluna não pensou duas vezes e partiu para a pesquisa.

"Durante alguns estágios tive contato com os presos. A experiência foi muito instigante, pois grande parte da população não tem sequer conhecimento das garantias sociais de todo cidadão estabelecidas pela legislação brasileira. Foi então que percebi que o assunto que me intrigava podia render algo mais", afirmou.

Considerado uma problemática atual, o trabalho pode contribuir com a comunidade e estimular a geração de políticas públicas em relação ao investimento em educação e cultura, minimizando os problemas atuais existentes nas prisões.

"Sinto-me responsável na construção de uma sociedade alicerçada na justiça e baseada na dignidade do homem. A pesquisa me proporcionou inúmeras experiências gratificantes, me despertou de uma condição de ignorância, para uma ampla liberdade de conhecimentos. Meu objetivo agora é ser aprovada no exame da Ordem dos Advogados do Brasil e na medida do possível exercer a profissão", explicou.

"Nossa missão está comprometida com o desenvolvimento que promova a qualidade de vida na sociedade. Nossa idéia é exatamente essa, contribuir cada vez mais com a comunidade através dos mais variados projetos, não apenas os colocados em prática pela Instituição, mas também os que os nossos acadêmicos elaboram", complementou Eliani.

As apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Cursos ocorrem todos os semestres na Unifebe e os projetos com as melhores avaliações ficam expostos na Biblioteca Padre Orlando Maria Murphy, localizada no Bloco C, no bairro Santa Terezinha. As consultas são abertas aos estudantes e a todos os que procuram uma informação que possa contribuir de alguma forma com um problema ou aos que busquem idéias que possam promover o crescimento.

Bancas

Foto e texto: Daniela Burgonovo

Evento do Dia das Crianças em Canelinha foi transferido para segunda-feira, 12. Inscreva-se!

02 de outubro de 2015
Processo Seletivo Técnico-Administrativo para a função de Assistente de Jornalismo II – 11/02/2011

11 de fevereiro de 2011
Professor da UNIFEBE lança livro na sexta-feira