O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) premiou os acadêmicos Camila de Oliveira e Pedro Carrion Carvalho e o professor Mauro Toledo Leite, do curso de Medicina da UNIFEBE pelo trabalho “Influence of Disc Area and Peripapillary Retinal Nerve Fiber Layer Thickness on Minimum Rim Width Measurements Obtained by Spectral Domain Optic Coherence Tomographer”, apresentado no 66º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, maior evento nacional da especialidade, realizado de 7 a 10 de setembro, em Curitiba (PR). O projeto foi desenvolvido em parceria entre o curso e o Hospital de Olhos de Brusque.
Camila revela que os dados foram coletados no hospital e que o prêmio é um reconhecimento ao esforço e dedicação do grupo. “Sabíamos que estávamos concorrendo com grandes talentos, inclusive, éramos os únicos acadêmicos, já que geralmente essas premiações vão para especialistas da área ou residentes já muito mais experientes. Nos motiva a continuar investindo na iniciação científica, pesquisa e estudo”, comemora.
O acadêmico Pedro considera que o congresso foi uma experiência enriquecedora. “Espero que nossa publicação sirva para acrescentar ainda mais à Oftamologia. É muito gratificante receber essa premiação. Participar desse evento me fez aprender muito sobre a Medicina de forma geral”, elogia o futuro médico.
De acordo com o professor Mauro, o trabalho apresenta informações novas para o diagnóstico e seguimento de glaucoma. “É o segundo trabalho que produzimos em parceria com o Hospital dos Olhos e é o segundo a ser premiado. É um prêmio muito importante para todos nós, pois concorremos com as maiores universidades da região sul e a maioria conta com serviços grandes de residência em oftalmologia e programas de mestrados e doutorados. É muito raro um aluno ganhar o prêmio como primeiro autor”, revela o docente.
O evento
O Congresso Brasileiro de Oftalmologia é considerado o maior da América Latina. O evento reuniu profissionais, expositores e palestrantes das mais diversas vertentes da oftalmologia, e criou um ambiente para a realização de networking, atualização científica e apresentação das novidades do mercado.
A programação do congresso conta com aulas formais, estudos de caso, exposição de novas tecnologias, cirurgias na nuvem e o tradicional “Dia Especial” das principais subespecialidades da Oftalmologia: Catarata, Retina e Uveites. Além disso, são realizadas cerimônias de premiações em reconhecimento aos residentes e profissionais que desenvolveram estudos clínicos ou receberam notoriedade na área.