Um dos grandes objetivos das instituições de Ensino Superior é a produção de conhecimento científico. Na UNIFEBE, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) são reconhecidos em vários congressos científicos. Recentemente, os trabalhos de acadêmicos de Engenharia Civil foram aprovados em três eventos.
Os TCCs foram convertidos em Artigos Completos e orientados pela professora Tamily Roedel. Os materiais estão disponíveis na íntegra na Biblioteca da UNIFEBE.
— O TCC é a primeira oportunidade de um acadêmico, que não tenha participado de bolsas de pesquisa, realizar a iniciação científica, e isso pode definir a sua continuidade ou não em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, já que a publicação de artigos pode auxiliá-lo na aprovação dos mesmos — destaca.
Confira os trabalhos
Trabalho do acadêmico Renato Vechini com o título “Análise de Planos de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, de Processos de Licenciamento Ambiental da Instrução Normativa da Fundema nº 05/2015, em Brusque – SC”, apresentado no 9º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, em Porto Alegre (RS) em junho.
Trabalho do acadêmico Lucas de Oliveira Dias com o título “Impactos ambientais de loteamentos: análise de estudos ambientais simplificados da Instrução Normativa nº 4 da Fundema, em Brusque – SC”, apresentado no 16º Congresso Brasileiro do Magistério Superior de Direito Ambiental, em Balneário Camboriú (SC) em setembro.
Trabalho da acadêmica Vanessa Mafra Tabarelli com o título “Estudo comparativo entre argamassas de assentamento padrão e argamassas com saibro”, aprovado no XVII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído – Entac 2018, em Foz do Iguaçu (PR), e apresentado entre 12 e 14 de novembro.
Vanessa apresentou a análise do efeito da utilização do saibro na argamassa com a cal e a sua substituição por completo. Os resultados, após a finalização do estudo, foram satisfatórios, pois o saibro conferiu à argamassa resistência e absorção de água adequada ao seu uso.
— Participar do Entac 2018 foi uma experiência incrível, uma oportunidade enriquecedora, onde pude compartilhar ideias, opiniões, experiências e resultados com outros profissionais de todo o país. Esse congresso contribuiu imensamente para meu crescimento profissional, só tenho a agradecer a professora/orientadora Tamily Roedel e a UNIFEBE — enfatiza.