A cada início de semestre o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promove um trote solidário ou cultural com os calouros da graduação. No primeiro semestre de 2014, os acadêmicos tiveram que arrecadar livros para o projeto de extensão “Biblioteca Ambulante”. Com 722 livros arrecadados, os alunos de Engenharia Mecânica venceram a competição e ganharam um intervalo italiano com pizza.
O coordenador do curso, Denis Boing, se mostrou satisfeito com a participação da turma. “O aluno chega à faculdade com a mentalidade de que o ensino superior é a sala de aula, o professor e o conteúdo, mas é muito mais do que isso. A faculdade engloba projetos, extensão, estágios, trabalho voluntário e ações comunitárias, como o trote solidário. A premiação é resultado que eles entenderam o recado e atingiram o objetivo”, diz Boing.
O reitor Günther Lother Pertschy parabenizou os estudantes pela vitória e desejou sucesso na vida acadêmica e profissional. “Esse evento é uma forma de simbolizar a conquista de vocês”, conta. Segundo o calouro Vitor Zen, os líderes de turma e o coordenador do curso tiveram papel importante durante o trote solidário.
“Eles nos incentivaram e até distribuíram um folheto sobre o trote para ninguém esquecer”, diz. O estudante conta que embora existisse a recompensa, o principal objetivo da turma não era a noite de pizza. “Nosso foco durante a participação sempre foi a ação solidária. Trotes assim são muito melhores do que o que estamos acostumados a ver em outros lugares”, afirma.
Sobre o trote
Os calouros da UNIFEBE tiveram entre os dias 10 e 14 de março para arrecadar e fazer a entrega dos livros na Biblioteca Acadêmica Pe. Orlando Maria Murphy. Foram recolhidos 1.798 livros. O reitor Pertschy explica que a instituição nunca incentivou a prática de trotes entre as próprias turmas, por entender que o ingresso no ensino superior deve ser um momento saudável e agradável ao estudante.
“O intuito do trote é que o ingresso dos acadêmicos na vida universitária ocorra com consciência social, ambiental e solidária, a fim de fortalecer e consolidar práticas educativas relacionadas aos princípios e valores presentes na missão da UNIFEBE”, ressalta.
Outras edições
No semestre passado os calouros foram convidados a participar de um trote artístico-cultural para revitalização dos bancos do bloco D do campus Santa Terezinha. O trote também já criou uma gibiteca para a Biblioteca UNIFEBE e um acervo bibliográfico composto por aproximadamente 1.600 livros e 80 gibis, para a Unidade Prisional Avançada – UPA.
Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223