09 de agosto de 2013

Últimos dias para se inscrever no Concurso Poesia Urbana

Ainda dá tempo de se inscrever para a 3ª edição do Concurso Cultural Poesia Urbana. O concurso é promovido pelo Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. As inscrições encerram-se no dia 16 de agosto, e toda a comunidade pode participar. Nesta edição, os poemas serão impressos em um postal que será distribuído pela cidade de Brusque.

Para o presidente da comissão do concurso, Rafael Zen, a escolha dos cartões postais se deu pelo sucesso das edições anteriores. “Discutimos a possibilidade da intervenção poética não ser, desta vez, efêmera. Com a primeira edição, colocamos poesia nos ônibus por três meses, e depois eles "acabaram". Com os poemas impressos em sacos de pão a mesma coisa: as pessoas levavam para suas casas, liam e, na maioria das vezes, jogava o material fora. Foi dessa base que surgiu a ideia dos cartões postais, como um presente da universidade para a comunidade”, explica.

“Desta vez, será possível guardar os poemas, como se faz com os cartões postais. Acreditamos que eles foram (e ainda são, por que não?) sinônimo de boas notícias, de mensagens positivas e carinho vindas de algum lugar longínquo ou interessante. E é exatamente isso que acredito que a poesia seja," completa o presidente.

Na edição anterior, o concurso recebeu poemas vindos das cinco regiões do país, e contou com a participação de mais de 300 poetas de 22 estados. O concurso conta com apoio da Gráfica NF e Sabino Comunicação.

Vale lembrar

Para participar do concurso os autores devem ser maiores de 16 anos e podem inscrever um poema de no máximo 30 palavras. Os poemas devem ser escritos em língua portuguesa, o que não impede o uso de termos estrangeiros no texto. O tema é livre e a composição deve ter título e ser inédita. Não serão aceitos poemas com teor comercial, ofensivo ou que promovam discriminação por motivo de origem, cor, raça, sexo, idade, opinião política, ideologia, crença ou consciência.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e um formulário deve ser preenchido online no site do concurso. Os poemas serão avaliados pela Comissão Julgadora que observará os critérios de originalidade, criatividade na abordagem e sensibilidade e adequação ao tema proposto.

Serão escolhidos os dez melhores poemas, que serão impressos em cartões postais e distribuídos para a população brusquense, além de serem recitados no coquetel de premiação do concurso, que acontece em um evento no dia 29 de agosto de 2013, data quando a UNIFEBE completa 40 anos.

Inscrições: www.unifebe.edu.br/poesiaurbana2013.
Mais informações: podem ser obtidas pelo fone (47) 3211-7241 ou pelo e-mail poesiaurbana@unifebe.edu.br.

Texto: Elizandra Damasceno

Unifebe promove Formação de Professores Ingressantes

07 de fevereiro de 2008
Colaboradores da UNIFEBE recebem vacina contra H1N1