18 de fevereiro de 2015

UNIFEBE apoia parceria entre Brusque e Karlsruhe em projeto pelo clima

Desenvolver programas, traçar objetivos e alocar recursos às políticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Esses são alguns objetivos do projeto “50 Parcerias Municipais para o Clima até 2015”.

Em Brusque, o projeto é realizado em cooperação entre a Prefeitura e distrito alemão de Karlsruhe, e conta com o apoio do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE entre outros parceiros.

A universidade comunitária é representada pela professora das disciplinas de Responsabilidade Socioambiental e Impacto Ambiental, Tamily Roedel, e pela professora Mara Lúcia Figueiredo, presidente do Comitê de Sustentabilidade.

"A participação da Instituição no projeto é fundamental para se trabalhar em parceria com as os órgãos municipais de Brusque, o que demonstra o quanto estamos envolvidos com a causa ambiental", conta Tamily.

Também integram o grupo de apoio, os representantes da Fundação Municipal do Meio Ambiente – FUNDEMA, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – SAMAE, Defesa Civil e Secretaria de Educação Ambiental.

Ações

Para alcançar os objetivos do projeto, os municípios desenvolvem programas de ação, executados pelos parceiros. O prazo para a elaboração das estratégias é de dezoito meses.

A primeira reunião do grupo brusquense foi realizada na segunda-feira, 9, onde ficou definido que três representantes embarcam para Manágua, capital da Nicarágua, para receberem mais informações sobre o projeto. A professora Mara Lúcia participará da viagem.

50 parcerias municipais para o Clima

Lançado em 2011, o projeto é realizado pela ENGAGEMENT GLOBAL/ Centro de Serviços para os Municípios em Um Só Mundo (SKEW) em cooperação com o Grupo de Trabalho Agenda 21 do Estado federado da Renânia do Norte-Vestfália (LAG 21 NRW), com verbas do Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da República Federal da Alemanha.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Segundo resultado do Processo Seletivo Especial, para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empre