07 de novembro de 2008

Unifebe apóia Programa Santa Catarina Alfabetizada

O Estado de Santa Catarina tem se destacando no cenário nacional pela execução do Programa Santa Catarina Alfabetizada, tendo recebido importantes reconhecimentos, como a medalha Paulo Freire, no ano de 2006, pelo melhor projeto de alfabetização do Brasil.

O Programa já alfabetizou cerca de 60 mil pessoas até o ano de 2007, a criação do Programa Santa Catarina Alfabetizada, em parceria com o Ministério da Educação, tornou possível estabelecer a meta de alfabetizar todos os cidadãos catarinenses maiores de 15 anos até 2010.

Esse programa educacional tem como objetivo promover a inclusão de cerca de 225 mil catarinenses no mundo do conhecimento formal contribuindo para a ampliação da cidadania.

A população catarinense está sendo chamada a participar desse movimento para a erradicação do analfabetismo no Estado. As pessoas devem encaminhar seus parentes, amigos, conhecidos em geral, que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever às escolas públicas mais próximas para cadastrá-los em turmas de alfabetização.

FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA

O objetivo do Programa é erradicar o analfabetismo no Estado e oportunizar a continuidade no processo de escolarização de jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos que não tiveram acesso ou permanência na Educação Básica.

Meta: 225 mil pessoas entre os anos de 2008 e 2010
Duração do curso – 8 meses, com 320 horas.
Carga Horária Semanal – 10 horas.
Inscrições – até 14 de novembro de 2008.
Início das aulas – 17 de novembro de 2008.
Número de Alfabetizandos por Turma:
Zona Rural – de 7 a 25 alunos por turma e Zona Urbana – de 14 a 25 alunos por turma.
Acompanhamento/Supervisão – será realizada pelo Coordenador de Turmas
Haverá Formação para alfabetizadores: Inicial, de 36 horas presenciais e 64, de formação continuada – 8 horas mensais, ministrada pelos Coordenadores de Turmas.

BOLSISTAS QUE RECEBEM PAGAMENTO MEC/FNDE

Coordenador de Turma – Professor da Educação Básica da rede pública, nível superior completo ou cursando e, com experiência em Educação de Jovens e Adultos. Bolsa de R$ 500,00 mensais.
Alfabetizador – Professor Educação Básica da rede pública com Magistério, licenciatura em pedagogia ou em curso, com experiência em Educação de Jovens e Adultos. Bolsa de R$ 250,00 mensais.
Tradutores intérpretes da LIBRAS – Ter fluência na LIBRAS/Português. Bolsa de R$ 250,00 mensais.
Bolsa diferenciada R$ 275,00 mensais para o alfabetizador de turma com jovens e adultos com necessidades educacionais especiais ou que atender a população carcerária e a jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

Observação: As bolsas serão pagas diretamente aos beneficiários, mediante depósito em conta-benefício aberta no Banco do Brasil S/A, em agência indicada pelo bolsista na ficha de inscrição.

Alfabetizado

Acadêmicos já podem fazer a reserva de vagas on-line

13 de junho de 2007
Profissionais do Direito compartilham experiências com acadêmicos