Cerca de 80 costureiras e costureiros subiram à passarela da 11.ª edição do Desfile das Costureiras e Costureiros, organizado, no fim de maio, no espaço Z Nobless. O Curso de Design de Moda UNIFEBE marcou presença em mais uma edição da programação.
Neste ano, o desfile, que homenageia os profissionais do setor, teve como tema “Ilumine-se: você nasceu para brilhar”. Para a professora Thaissa Schneider, a característica do desfile, de trazer costureiras e costureiros para cima da passarela, é um dos diferenciais da programação. Outro ponto positivo, na avaliação da professora, é o contato proporcionado por este tipo de evento ligado ao setor.
Com “ilumine-se” como macrotema que norteou as cores usadas nas criações feitas pelas acadêmicas, quatro produções próprias foram levadas à passarela do desfile. Cada peça desenvolvida pelas acadêmicas também seguia o tema central, mas com espaço para representação da personalidade das jovens produtoras. “É uma junção do tema, da personalidade e gostos dos nossos alunos. A ideia é que eles se sintam estrelas mesmo, hoje”, descreve a professora.
Além das quatro acadêmicas, que também atuam como costureiras, outros 10 estudantes auxiliaram na organização da noite, que contou com a presença familiares e amigos das participantes. “Esse evento no universo da moda. A organização do evento aproximou os acadêmicos um contato da nossa sociedade e comunidade com o mundo da moda, por meio do desfile, que é normalmente transmitido pela televisão. Aqui, conseguimos estabelecer essa proximidade”, indica.
Na avaliação da coordenadora do curso de Design de Moda, professora Jô Rosa, a participação dos acadêmicos demonstra um reconhecimento e valorização da profissão, que é uma das bases da indústria têxtil de Brusque e região. “O objetivo principal das instituições organizadoras é a valorização da profissional, a sua originalidade e habilidade de transformar tecidos e malhas em obras de arte. Quando nossos acadêmicos participam do evento, contribuem para essa valorização da profissão”, descreve.
Parcerias e reconhecimento
Acadêmica da 5 fase do curso de Design de Moda, Andreina Steinheuser, participou da terceira vez do Desfile. Mesmo após tantas edições, ela se descreve como realizada por poder participar da atividade e pelo ambiente de histórias, além da paixão pela moda.
“No meu primeiro desfile fiquei muito nervosa e com medo de participar ao lado de grandes costureiras que se fizeram presentes”, relembra. “A falta de experiência em modelagem na época deixou-me apreensiva e também por ser minha primeira vez em uma passarela, mas a experiência é extremamente maravilhosa. Estou no meu terceiro ano e, também, já estou familiarizada com esses eventos e, dessa forma, sinto-me mais segura ao lidar com as passarelas, relata.
Segundo ela, após as pesquisas e as conversas com os professores, foram escolhidos os melhores modelos para cada uma desfilar. Segundo a acadêmica, além do ambiente propício, o carinho e a empatia necessários para a organização de eventos desse tipo são habilidades desenvolvidas de forma relevante para a atuação na área. “Se tiverem a oportunidade de participar ou apenas prestigiar o evento, aproveitem, pois lá existem histórias e experiências maravilhosas atrás de cada modelo. É uma bagagem cheia de conhecimentos que cada um carrega consigo”.
Para a presidente do Sintrivest, Marli Leandro, o momento da programação é especial e de orgulho. “Alegria por poder comemorar esta data tão importante para todos. Para o Sintrivest, é um grande orgulho por iniciar a esse evento em homenagem às costureiras e, ao longo dos anos, fomos conseguindo várias parceiras”, afirma. “Que esses profissionais sejam valorizados e se valorizem, nesta profissão profissora”, indica.
A presidente do Sindicato Patronal do Vestuário de Brusque e região (Sindivest), Onésia Adriana Liotto, ressaltou a tradição e relevância do evento ao longo dos seus 11 anos de organização. “A escolha do tema ‘ilumine-se’, teve como objetivo dar luz e foco a essa profissão tão importante para o nosso setor”, afirma. “É muito gratificante, adoramos fazer esse evento. Elas se sentem muito privilegiadas, emocionadas e orgulhosas por mostrarem para seus familiares o que são capazes de fazer e como são capazes”, indica.
Segundo o presidente da Associação de Micro e Pequenas Empresas, Mauro Schoening, a noite foi um momento de felicidade ao aproximar os contextos das diferentes organizações civis para a realidade das famílias e dos pequenos negócios de Brusque e região. “Elas são protagonistas do evento, fazem as roupas, cada uma representando as suas entidades, desfilam. Achamos fantásticos que elas se sentem realizadas”.